Nordeste Transmontano

Covid-19: vários lares em Bragança afetados por novos surtos

Publicado por Fernando Pires/AGR/FP em Sex, 2020-12-11 10:42

De quarta para quinta-feira, o distrito de Bragança registou 88 novos casos do novo coronavírus, mas voltou a ter mais recuperados (117), num dia em que foram sinalizados surtos em vários lares de Bragança.

O mais recente boletim das autoridades de saúde, que reporta a situação epidemiológica até às três da tarde desta quinta-feira indica que está confirmada oficialmente mais uma morte associada à covid-19, não revelando o concelho onde se registou. Contudo, ao que o Mensageiro apurou, há várias mortes no distrito nos últimos dias associadas à covid-19, nomeadamente de um homem, utente do serviço de apoio domiciliário de Salsas (Bragança), que tinha sido recentemente submetido a uma intervenção cirúrgica no hospital de Bragança, e na Obra Social Padre Miguel (Bragança), de uma utente que sofria de insuficiência respiratória e que acabou por falecer já no hospital.

Na Obra Social foi, entretanto, sinalizado um surto, que conta com 28 infetados, entre utentes e funcionários.
“Temos estado a cumprir rigorosamente as instruções da Saúde Pública. Os infetados estão isolados e permanecem todos assintomáticos”, sublinhou o presidente da instituição, Manuel Pereira.

No Palácio da Sabedoria, um lar privado em Bragança, também foram já identificados vários casos positivos, assim como no lar da aldeia de Outeiro, que tem já 45 casos (35 dos 52 idosos e 10 dos 27 funcionários do lar do Centro Paroquial e Social Santo Cristo).

O relatório também não especifica onde se verificaram os novos casos nem os recuperados, revelando apenas os casos ainda ativos da doença distribuídos pelos 12 concelhos.

Ao que apuramos, o concelho de Mirandela registou nas últimas 24 horas, 4 novos casos de infeção, mas também viu recuperar 19 pacientes, pelo que, de ontem para hoje, registou uma diminuição de 15 casos ainda ativos.

Nos restantes concelhos, podemos apenas avançar as diferenças dos casos ainda ativos, em comparação com o dia de ontem.

Assim, só quatro concelhos do distrito é que registaram mais novos casos de infeção do que recuperados e por isso aumentaram os casos ativos. Bragança tem mais 30 ativos do que ontem, Vimioso tem mais 10 e Vila Flor e Mogadouro têm mais 1.

Os restantes 8 concelhos registaram mais recuperados do que novos casos e por isso diminuíram os casos ainda ativos: de ontem para hoje, Macedo de Cavaleiros tem menos 24 casos ativos.

Miranda do Douro tem menos 18. Torre de Moncorvo menos 6. Freixo de Espada à Cinta e Alfândega da Fé registaram uma diminuição de 4 casos ativos. Vinhais menos 3.

Já Carrazeda de Ansiães teve uma redução de 1 caso, e com isso passa a ser o único concelho do distrito sem qualquer caso ativo da doença.

Até ao momento, o distrito já teve um total de 4053 casos confirmados. Estão recuperados 3333 e há a lamentar 75 mortes.
Restam ainda 645 casos ativos espalhados por 11 concelhos.

Confira os casos incluindo algumas freguesias com maior incidência.

BRAGANÇA 281 (37 em Outeiro e 27 em Milhão)
VIMIOSO 88 (62 em Argozelo)
MIRANDELA 84 (4 em Abreiro e Vale Telhas)
MACEDO 50 (15 em Vale Prados)
MONCORVO 35 (13 3m Mós)
MIRANDA 26 (7 em Duas Igrejas)
VINHAIS 25 ( 6 em Moimenta e Rebordelo)
FREIXO 18
ALFÂNDEGA 16
MOGADOURO 15
VILA FLOR 7
CARRAZEDA 0

Assinaturas MDB