Escola Arnaldo Pereira assegura passagem histórica na Taça Nacional Sub-15
A Escola Arnaldo Pereira venceu, este domingo, a Associação de Santo Tirso por 9-1, num resultado que colocou a equipa brigantina no primeiro lugar da Série A da Taça Nacional de Sub-15, garantindo assim um lugar na história do futsal brigantino com esta conquista inédita na última jornada da competição.
Após o final da derradeira partida, o treinador da Escola Arnaldo Pereira, Hugo Martins, não escondeu o orgulho por contribuir para este momento de excelência do clube e do distrito. “É um feito histórico para uma equipa da Associação de Futebol de Bragança, com a passagem para a segunda fase da Taça Nacional garantida através do primeiro lugar. Alcançar esta marca ao vencer a equipa que liderou o grupo até esta última jornada é um enorme estímulo, ainda mais pelo resultado expressivo de 9-1, constituindo uma imagem poderosa para concluir esta fase da prova. O desejo é avançar o mais longe possível na competição, talvez alcançando os playoffs, mas também é importante aproveitar para adquirir mais conhecimentos”.
Quanto ao jogo, o domínio dos brigantinos foi demasiado evidente para ultrapassar no topo da classificação a Associação de Santo Cristo, numa partida na qual os golos de Teixeira (1’), Martim Alves (18’ e 22’), Vaz (21’, 39’ e 39’), André Martins (25’ e 27’), e Camões (33’) ajudaram a escrever uma página bonita do futsal de formação da Escola Arnaldo Pereira.
O único golo dos visitantes foi apontado por Bruno Nogueira (33’).
O desempenho dos jovens brigantinos mereceu o aval positivo do técnico Hugo Martins. “O objetivo foi mais do que cumprido. Jogámos perante uma boa equipa, mas a Escola Arnaldo Pereira esteve a um nível irrepreensível. Controlámos a partida, sabendo lidar com a ameaça do 5x4, num jogo onde estes miúdos mostraram um carácter enorme. É um enorme orgulho poder trabalhar com eles”.
Contas encerradas na primeira fase, após as seis jornadas concluídas, a Escola Arnaldo Pereira lidera a Série A, com 15 pontos, em igualdade pontual com a Associação de Santo Cristo, mas com vantagem no confronto direto.
O início da segunda fase da Taça Nacional está previsto para o dia 6 de maio, onde a Escola Arnaldo Pereira deverá medir forças com Domus Nostra (Mira), GRC Dínamo de Sanjoanense (São João da Madeira) e Sport Lisboa e Águias do Dominguiso (Covilhã).
Por outro lado, a equipa de Sub-17 da Escola Arnaldo Pereira já se despediu da Taça Nacional, apesar da vitória na última jornada, na visita ao Vilar Perdizes (3-4), tendo ficado no terceiro e penúltimo lugar da Série A.
Quanto aos Sub-19, o representante do distrito, Bartolomeu Vila Flor, encerrou a sua participação na Taça Nacional com uma derrota em casa frente ao Vilar Perdizes (3-7).
Foto Arquivo: Guilherme Moutinho