Escola Crescer distinguida com Bandeira da Ética pelo IPDJ
A Escola de Futebol Crescer recebeu, esta quinta-feira, a Bandeira da Ética, distinção concedida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED). A cerimónia teve lugar na sede da Associação de Futebol de Bragança, onde se reconheceu o compromisso do emblema brigantino na promoção dos valores éticos, no desporto e na formação dos jovens.
“Desde o início quisemos ser diferentes, com o respeito pelo adversário e os valores a serem o foco do trabalho com os miúdos. Esta certificação é fruto do trabalho desenvolvido na formação. Não é um qualquer treinador que faz parte da nossa equipa”, afirmou Francisco Rodrigues, presidente da Escola Crescer, ao destacar a filosofia de educação ética que norteia a escola.
A certificação da Bandeira da Ética, com validade de dois anos, sem renovação automática, reconhece a capacidade da Escola Crescer em integrar os valores éticos no desporto.
Esta distinção é concedida a entidades que promovem iniciativas como o Cartão Branco e ações de formação, integrando o espírito do PNED.
“A Bandeira da Ética é atribuída a entidades, departamentos ou setores que submetem candidatura. O seu objetivo é a promoção de valores éticos e de fair play no desporto, em ações dentro e fora dos clubes”, explicou Vítor Dias, Diretor Regional do Norte do IPDJ.
O IPDJ planeia, ainda, distinguir com bandeiras de ouro, prata e bronze as entidades que renovem a certificação, incentivando a continuidade das boas práticas. O próprio IPDJ encoraja não só clubes mas também municípios e associações a aderirem à iniciativa.
“Estamos a trabalhar na candidatura da AF Bragança para, brevemente, recebermos a Bandeira da Ética. Este selo é fundamental para o processo de Certificação de Entidades Formadoras, e aspiramos dar o exemplo aos clubes”, referiu António Ramos, presidente da AF Bragança.
No distrito de Bragança, apenas quatro entidades foram já certificadas com a Bandeira da Ética: a Escola Crescer, o CSP Vila Flor, a AD Paredes e o Ginásio Clube Mirandelense, consolidando-se como referências no compromisso com a ética e a formação desportiva na região transmontana.
Foto: AF Bragança