FUTSAL

Macedense regressa às vitórias com triunfo suado frente ao Modicus (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Dom, 2024-10-27 17:40

O Grupo Desportivo Macedense regressou, este sábado, às vitórias na Série A do Nacional de Futsal da 2.ª Divisão, ao superar a oposição da AD Modicus, com um resultado de 7-5, numa partida onde a resiliência e espírito de sacrifício foram determinantes para o terceiro triunfo dos transmontanos nas quatro jornadas realizadas.

A equipa da AD Modicus apresentou-se em Macedo de Cavaleiros à procura de pontos e até começou melhor a partida, apesar de aos 3’, terá apanhado um valente susto, mas Zé Carvalho permitiu a defesa de Babas na conversão de uma grande penalidade.

Mais pressionantes, a AD Modicus inaugurou o marcador ao minuto 4 por Moreira dando o melhor seguimento a um cruzamento rasteiro de Dani. Contudo, a resposta dos locais foi imediata com o goleador Takumi (5’) a empatar a partida.

Motivados pelo empate, o Macedense iria ganhar vantagem ao minuto 12 por Zé Carvalho, sendo a diferença ampliada ao minuto 15 por Patrick Simão e aos 19’ por João Pedro a desviar ao segundo poste um primeiro remate de Takumi.

A AD Modicus ainda teve tempo nos momentos finais do primeiro tempo de reduzir a diferença por Moreira (19’), com as equipas a regressarem ao balneário com o marcador a indicar 4-2.

No segundo tempo, o conjunto da casa s entraram a todo o gás e seriam recompensados com o golo do brasileiro Vitinho, ao minuto 22. Segundos depois, contrariedade para a AD Modicus com a expulsão do guarda-redes Baba, motivada por uma mão na bola fora da área na tentativa de travar uma transição de Zé Carvalho.

Aos 23’, Patrick Simão comprovou a sua capacidade goleadora ao finalizar uma boa jogada ensaiada dos macedenses.

Com o marcador em 5-3, a nove minutos do final, a AD Modicus apostou no 5x4 e aumentou a pressão no último reduto dos homens da casa, sendo recompensada ao minuto 34 com o golo de Paulinho.

Apostando em transições eficazes, o Macedense sacudia a pressão e voltou a marcar, desta vez foi Pedro Miguel (27’), a passe de Zé Carvalho. Já aos 34’, Patrick Simão aproveitou a baliza deserta para conseguir mais um golo, com o resultado a ficar fechado dois minutos depois com o bis de Paulinho.

Nota ainda para a expulsão de Banha ao minuto 39, por acumulação de amarelos, representando uma importante baixa para os macedenses.

 No final da disputada partida, o treinador macedense Bruno Angélico salientou a resiliência do grupo do trabalho, sem esquecer a mais-valia do apoio dos adeptos. “A força deste grupo ficou aqui demonstrada e é isto que queremos mostrar até ao fim. Conseguimos reunir um bom grupo, uma verdadeira família. Soubemos sofrer quando o adversário apostou no 5x4, porque até esse momento controlávamos o jogo. Mostrámos unidade e o trabalho realizado durante a semana, com o apoio fundamental deste publico que é um jogador a mais. Queríamos estar invictos, mas na jornada anterior não conseguimos os pontos, mostrámos essa vontade neste jogo com uma vontade imensa dos jogadores e dos nossos adeptos.”

A próxima ronda obriga à difícil deslocação a Vizela, onde o Macedense defronta a AD Jorge Antunes. “Temos algumas baixas para o próximo jogo, mas vamos trabalhar para preparar mais uma dura batalha”.

Já o treinador da AD Modicus, Ricardo Ferreira, lamentou a falta de eficácia dos seus jogadores. “Entrámos fortes no jogo, com várias ocasiões para marcar, acabando o Macedense por demonstrar a sua velocidade nas transições. Conseguíamos criar oportunidades, mas sem conseguir concretizar e o adversário soube explorar as nossas fragilidades defensivas. Acaba por ser uma vitória justa do Macedense, fez um grande jogo, com um enorme apoio do seu público, mas acabámos por ser penalizados pela arbitragem. Arriscámos tudo no 5x4, mas tal como nas jornadas anteriores fomos ineficazes.

O próximo desafio da AD Modicus é em casa na receção ao primeiro classificado, Rio Ave. Um jogo que Ricardo Ferreira encara com apreensão na sua campanha pela manutenção. “Faltam ainda muitos jogos, mas está difícil. O Rio Ave irá exigir a nossa melhor versão para não complicar o objetivo de seguir para a Fase de Campeão.

Os jogos referentes à quinta jornada estão marcados para o próximo dia 2 de novembro.

Quanto às contas da Série A do Campeonato Nacional de Futsal da 2.ª Divisão, o Macedense salta para o segundo lugar, com 9 pontos, a um do líder Rio Ave, ao passo que a AD Modicus é sexto classificado, com 5 pontos.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB