Macedense vira resultado e garante lugar na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal (com galeria)
O Grupo Desportivo Macedense carimbou, este sábado, a passagem à 3.ª eliminatória da Taça de Portugal de Futsal Placard, com uma vitória por 4-1 sobre a ADRC Casa da Ribeira. A equipa transmontana teve de puxar dos galões para superar a resistência de uma combativa formação da Série Açores do Nacional da 3.ª Divisão, após ir para o intervalo em desvantagem por 0-1.
A jogar em casa, o Macedense entrou algo apático, enfrentando uma Casa da Ribeira aguerrida e pressionante. O bom desempenho dos açorianos deu-lhes frutos aos 15 minutos, quando Bruno Machado, em transição rápida, ficou isolado frente ao guardião Matouças e não desperdiçou, colocando a equipa visitante na frente.
No segundo tempo, a equipa de Bruno Angélico regressou com outra atitude, impondo-se desde cedo face a um adversário que começava a revelar sinais de cansaço. O empate surgiu aos 25 minutos, por Patrick Erick, que desferiu um potente remate, quebrando a resistência defensiva açoriana.
Com o jogo empatado, o Macedense mostrou a sua superioridade. João Pedro fez o segundo golo, numa jogada onde o esforço de Pedro Miguel foi decisivo para permitir ao jovem macedense finalizar.
Pouco depois, Takumi aumentou a vantagem em mais uma transição rápida, e o quarto golo viria novamente por João Pedro aos 35 minutos, numa jogada individual brilhante, em que driblou sucessivos adversários para finalizar com classe.
Nas entrevistas rápidas, Bruno Angélico destacou as dificuldades sentidas na primeira parte. “A nossa primeira parte não refletiu o que é esta equipa do Macedense, como temos demonstrado nos jogos anteriores. Os jogadores entraram algo desconcentrados, talvez subestimando o adversário. No intervalo ajustámos, e a segunda parte mostrou o que podemos fazer. A Casa da Ribeira foi intensa, mostrou qualidade e justificou estar numa prova nacional. O resultado é justo pela nossa superioridade no segundo tempo. Aproveitámos ainda para dar minutos aos juniores Cebolo, Gaspar e Gonçalves.”
Com a passagem à 3.ª eliminatória assegurada, Bruno Angélico vira agora atenção para a próxima jornada do Nacional da 2.ª Divisão. “Queremos manter o nosso lema: competir para vencer. Esperamos recuperar os jogadores lesionados para a partida diante do Arsenal Maia.”
O encontro está agendado para 16 de novembro, no Pavilhão Municipal de Macedo de Cavaleiros.
Do lado da Casa da Ribeira, o treinador Carlos Brasil elogiou o desempenho dos seus atletas na primeira parte, mas admitiu que a quebra física foi crucial na segunda. “Entrámos para este jogo visando evoluir e, claramente, conseguimos. Visámos dignificar a modalidade e jogar olhos nos olhos com o Macedense. Fomos solidários e conseguimos dificultar a tarefa ao adversário, demonstrando que estamos no bom caminho para o nosso contexto competitivo.”
A 3.ª eliminatória da Taça de Portugal de Futsal Placard está marcada para 30 de novembro, com o sorteio a ser anunciado em breve, onde figuram o Macedense e o Mogadouro, este último isento da 2.ª eliminatória.
Fotos: Guilherme Moutinho