FUTEBOL DISTRITAL

Macedo de Cavaleiros vence Gil Vicente Sub-23 no jogo de apresentação (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Dom, 2024-09-01 13:42

O Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros venceu, este sábado, a equipa Sub-23 do Gil Vicente Futebol Clube por 1-0, no jogo de apresentação aos seus sócios e adeptos.

O golo decisivo foi marcado por Edra, aos 68 minutos, na conversão de uma grande penalidade, após uma falta de Fernandez sobre Bolaji.

A partida começou com o pontapé de saída simbólico dado pelo Dr. Ramiro Gonçalves, sócio n.º 1 do Clube Atlético Macedo de Cavaleiros, e por Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros.

O homenageado Dr. Ramiro Gonçalves, um dos fundadores do clube em 1954, não escondeu a sua satisfação pela homenagem prestada. “Este é um dia especial, pois recordo os tempos em que ajudei a fundar este grande clube. É muito bonito ver este clube continuar a crescer nestes cerca de 70 anos de história.”

Aos 95 anos, o Dr. Ramiro Gonçalves partilhou ainda que o segredo da sua longevidade “foi a atividade física e uma dieta equilibrada.”

Por sua vez, Benjamim Rodrigues sublinhou a importância do evento. “Este é um jogo que serve para a equipa macedense demonstrar a sua capacidade competitiva e criar uma maior ligação aos adeptos. O Atlético comemora os seus 70 anos de história e o Município juntou-se à festa, reforçando o seu apoio às várias instituições desportivas locais, com particular atenção ao desporto de formação.”

Relativamente ao jogo, a primeira parte foi marcada por poucas oportunidades de golo, com o Macedo de Cavaleiros a exibir uma estrutura bem organizada e pragmática. Na segunda parte, o treinador Nuno Fernandes apostou na juventude do seu renovado plantel, o que trouxe mais velocidade e imprevisibilidade ao jogo, criando dificuldades à defesa do Gil Vicente.

Após o golo de Edra, o jogo tornou-se tenso, com disputas de bola no limite, o que gerou várias queixas do banco do Gil Vicente. Aos 88 minutos, uma troca de palavras mais acesa entre os jogadores das duas equipas e alguns membros da equipa técnica visitante levou a árbitra Ana Linhares a terminar o encontro antecipadamente.

No final do encontro, Nuno Fernandes expressou a sua satisfação com o desempenho da equipa: “A abordagem aos jogos da equipa do Macedo de Cavaleiros é sempre para vencer, tal como demonstrámos ao longo desta pré-temporada. Vencemos uma equipa da Liga Revelação, com muita qualidade, que nos obrigou a algum sofrimento em certos momentos, mas soubemos ser solidários e alcançar a vitória. O Macedo de Cavaleiros tem um historial que nos dá mais força para acreditar que é possível alcançar o sucesso.”

Este jogo também serviu como preparação para a 1.ª eliminatória da Taça de Portugal, onde o Macedo de Cavaleiros enfrentará o Machico, na Madeira. Nuno Fernandes mostrou-se confiante. “Sabemos que o jogo na Madeira será uma deslocação complicada, mas queremos lutar pela passagem na eliminatória com a mesma alma demonstrada neste jogo.”

Diogo Costa, presidente do Clube Atlético Macedo de Cavaleiros, manifestou a sua satisfação com o trabalho realizado na preparação da temporada, onde é assumida a candidatura ao título. “Este é um plantel que apresenta muitas novidades, com caras novas que entusiasmam tanto a Direção como a equipa técnica, colocando as expectativas muito altas numa época que se prevê difícil, mas que encaramos com bastante otimismo.”

Já Carlos Cunha, treinador do Gil Vicente Sub-23, mostrou-se descontente com a arbitragem e com o término antecipado do jogo. “Infelizmente, estes jogos criam contextos que não favorecem o futebol, o que é extremamente desagradável para quem se deslocou de Braga até cá para lidar com estas situações. O árbitro foi permissivo e houve duelos que deveriam ter sido evitados.”

Com esta vitória, o Macedo de Cavaleiros conclui a sua pré-temporada com um registo perfeito de seis vitórias em seis jogos, enfrentando Gil Vicente S23 (1-0), Atei (3-4), Figueirense (3-1), Mondinense (1-3) e Valpaços (3-0).

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB