Torre de Moncorvo

Município reduz oito milhões da dívida em apenas um ano

Publicado por AGR/FP em Seg, 2014-10-20 10:23

A autarquia de Torre de Moncorvo reduziu, ao longo do primeiro ano de mandato, o endividamento em cerca de 22 por cento.
Nuno Gonçalves admite que encontrou uma situação “pior do que a esperada”, com uma dívida que ascendia, após uma auditoria realizada às contas do Município, a 24 milhões de euros.
“Recebemos, oficialmente, por parte da Direção Geral  das Autarquias Locais (DGAL), o boletim do município, onde se constata que fizemos um esforço e em que o endividamento é inferior em cerca de 22 por cento. O que quer dizer que a primeira conta que apresentámos em outubro de 2013, que se  cifrava nos 24 milhões de euros – acima do que estávamos à espera mas sendo números reais, foi bastante reduzida.
Estamos ainda acima do endividamento mas já pagámos cerca de metade”, adiantou o autarca, em declarações ao Mensageiro.
Por outro lado, e após a informação da DGAL, os cofres da autarquia vão poder contar com mais 54 mil euros que são repostos por cumprimento dos prazos de pagamentos aos fornecedores.
“A DGAL retirou o montante de 54 mil euros por mês porque que o município não cumpria a Lei do Endividamento e estava com um excesso de divida superior a 258 dias”, explicou.
A dívida municipal cifra-se, atualmente, em 16 milhões de euros. No entanto a autarquia tem créditos junto do Governo na ordem dos dois milhões de euros. “Em apenas um ano fizemos uma recuperação da dívida que se situa nos oito milhões de euros”, contabilizou Nuno Gonçalves.
(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)
 

Assinaturas MDB