Mogadouro

População de abutre-negro duplica nas duas áreas protegidas do Douro Internacional

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2024-04-11 09:59

A população ameaçada de abutre-preto mais que duplicou ente junho de 2023 e março de 2024, nas áreas protegidas do Douro Internacional, devido a um trabalho de campo que permitiu a descoberta de novos ninhos e novos casais desta espécie de ave neste território fronteiriço.
O técnico de conservação ambiental José Jambas, que está ao serviço da Junta de Castilla y León , em Espanha, afirmou que o aumento populacional que se verificou de junho de 2023 a março de 2024 se deveu a uma rigorosa metodologia de monitorização do território, que levou à descoberta de novos ninhos nestas áreas protegidas Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) e Parque Natural Arribes del Duero, em Espanha.
“Foram descobertos, no decurso da monitorização de campo, oito ninhos novos de abutre-negro ‘Aegypius monachus’ nas duas áreas protegidas, em ambas as margens do Douro Internacional, dos quais resultam mais quatro novos casais até ao momento. Estes dados representam um marco importante para a conservação do abutre-negro nestas duas áreas protegidas, e uma boa perspetiva de trabalho continuado de seguimento de fauna que se realiza em ambos os parques naturais”, explicou

Assinaturas MDB