Reabilitação da estrada Bragança-Vinhais já foi concluída
A Infraestruturas de Portugal deu por concluída a obra de reabilitação da Estrada Nacional 103, entre Vinhais-Bragança, que implicou um investimento de 16,9 milhões de euros financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que permitiu reduzir os tempos de viagem e melhorar as condições de segurança e circulação rodoviária.
Trata-se de uma empreitada que abrangeu cerca de 30 km da via que assegura a ligação entre as sedes de concelho de Vinhais e Bragança, nas proximidades do IP4, “assumindo igualmente um relevante papel turístico ao garantir o acesso ao Parque Nacional de Montesinho, que delimita a região a sul”, indicou a IP em comunicado.
As obras iniciadas sem outubro de 2024 incidiram sobre a reabilitação do pavimento, o reforço e a melhoria da sinalização e dos equipamentos de segurança, a adequação da rede de drenagem e a melhoria do traçado, nomeadamente através da retificação de curvas.
Ainda segundo a IP “a reabilitação da EN103 traduz-se numa melhoria significativa dos níveis de conforto e segurança rodoviária, bem como na redução da extensão dos trajetos, disponibilizando uma infraestrutura com elevados padrões de qualidade ao serviço da mobilidade das populações e das empresas do nordeste do país”.
No caso da empreitada da EN103, esta integra o investimento “Ligações Transfronteiriças”, sendo que a sua conclusão permitiu superar a meta final e cumprir, de forma integral e atempada, todos os objetivos definidos pela Comissão Europeia para este investimento.
