Rui Muga e Carla Martinho vencem a 1.ª Meia Maratona das Cantarinhas
Os atletas Rui Muga e Carla Martinho entram na história do atletismo brigantino como os vencedores da primeira edição da Meia Maratona das Cantarinhas, prova que decorreu este domingo e cuja organização esteve a cargo do Ginásio Clube de Bragança em estreita colaboração com o Município de Bragança.
O corredor do Clube Atlético Macedo de Cavaleiros provou o seu bom momento de forma ao vencer a corrida masculina dos 21 quilómetros com o tempo de 1:07:00 hora, seguido de Vítor Oliveira (1:07:12), em representação do Grupo Desportivo e Cultural de Guilhovai, e Túlio Martins (1:09:07).
“Bragança é uma cidade com muitas subidas e descidas onde passámos por zonas muito bonitas da cidade. Todas as vitórias são fantásticas, mas hoje a vitória teve um sabor especial tendo em conta a qualidade dos adversários. A parte final foi bastante exigente, com muito calor, mas a força de vontade foi vital para conseguir este triunfo,” declarou Rui Muga momentos após atravessar a linha de chegada na Praça do Município.
Na prova feminina, Carla Martinho do Recreio Desportivo de Águeda foi a mais veloz com o tempo de 1:14:59 hora, com Doroteia Peixoto (1:19:15) e Ana Moreira (1:40:26) a fechar o pódio.
Carla Martinho não poderia idealizar melhor estreia em provas brigantinas. “Estou muito feliz pela vitória na primeira vez que venho a Bragança. A maior dificuldade foi o percurso, que desconhecia, e o calor. Quero dar os parabéns à organização pelo apoio incrível e a Bragança por retomar este evento. Espero regressar para a próxima edição e se não for para correr que seja para visitar”.
Para Carlos Fernandes, presidente do Ginásio Clube de Bragança, o balanço da prova é muito positivo. “Este evento está a ser uma grande festa e isso deixa-me extremamente satisfeito. A adesão dos participantes é o resultado de um trabalho de excelência na divulgação do evento, juntando a isso a vontade dos atletas em participar na retoma deste grande evento do atletismo. O 'feedback' desta edição tem sido muito positivo e quero agradecer a toda a equipa do Ginásio Clube de Bragança e participantes por tornarem isto possível.”
Hernâni Carvalho, Presidente do Município de Bragança, apontou a importância do retorno destes eventos à cidade de Bragança. “É muito positivo contarmos com a participação de cerca de 1400 pessoas nesta prova, isto depois de um período de pandemia que nos afastou destas iniciativas. Esta adesão massiva de participantes é a prova de que a Meia Maratona foi uma aposta acertada e onde contámos com a presença de atletas de vários pontos do país. Este é o reconhecimento desejado de uma parceria entre o GCB e o Município de Bragança que visa estimular a modalidade do atletismo, sendo mais um passo importante no estímulo da prática desportiva. Esta iniciativa é importante para a dinamização da cidade e é um evento para repetir desde que haja a vontade de todos os intervenientes”.
No âmbito da iniciativa de sensibilização “Ninguém está sozinho”, João Paulo Carvalho, presidente da Secção Regional da Ordem dos Enfermeiros, partilhou o entusiasmo da prática do desporto e a sua ligação aos profissionais de saúde. “Foi uma parceria sustentada no lema “desporto é saúde”. Como tal, os enfermeiros estão sempre na linha da frente na promoção da saúde. A dinâmica desta união de esforços é excelente e estamos satisfeitos com esta iniciativa. Sentimos a classe dos enfermeiros interessada e motivada em participar nestes eventos, o que faz com que o nosso objetivo seja cumprido.”
Na prova dos 10 quilómetros, a vitória sorriu a Abdelkarim Ezzouhti (0:31:09) e Diana Fernandes (0:37:25), enquanto no percurso de 5 quilómetros João Moreira (0:17:19), atleta do Ginásio Clube de Bragança, e Lara Costa (0:17:40) foram os vencedores da prova mais curta.
Esta primeira edição da 1.ª Meia Maratona das Cantarinhas contou com a participação de 1400 atletas.
Fotos: Guilherme Moutinho