Selecionador nacional coloca mirandelense Edu entre os melhores do mundo
O mirandelense Edu Veiga já é “um dos melhores guarda-redes de futsal do mundo, mas ainda jovem e com essa margem de aperfeiçoar e melhorar”. A afirmação é do selecionador nacional de futsal, Jorge Braz.
Na recente passagem por Mirandela, terra natal de Edu, o selecionador nacional de futsal, campeão do mundo em 2021 e campeão europeu em 2018 e 2022, elogiou as qualidades do guarda-redes Internacional de 26 anos. “Tudo o que o Edu tem conquistado é muito graças ao trabalho dele, à pessoa que é, genuinamente trasmontano, de uma resiliência enorme”, afirma.
Jorge Braz diz que já segue a carreira de Eduardo Veiga há muitos anos e acreditou que estava perante um diamante por lapidar. “Segui-o na segunda divisão espanhola e depois na primeira divisão e fomos acompanhando o trabalho, o processo, o trajeto dele e foi com naturalidade, pela sua competência, pela pessoa que é e pelo guarda-redes que é, foi com naturalidade que chegou ao espaço da seleção e neste momento é um dos que faz parte da família da seleção nacional”, adianta.
O selecionador nacional antevê um futuro brilhante a EDU e entende que a sua transferência do Vinã Valdepenas, onde esteve nos últimos quatro anos, para o EL Pozo Murcia é um novo passo de afirmação do guarda-redes natural de Mirandela. “Já estava num grande clube e vai agora para um clube histórico que já ganhou vários títulos e será um novo desafio para ele e nós cá estaremos atentos para apoiar e acompanhar sempre o trajeto que ele vai construindo”, garante.
Os elogios de Jorge Braz ao mirandelense Edu Sousa, que, em 2020, foi eleito o “Melhor Guarda-Redes” da Liga Nacional de Futsal de Espanha.
E o selecionador nacional entende que esta região pode vir a ter novos craques. Jorge Braz diz que há gente com qualidade, mas é preciso proporcionar-lhes mais oportunidades. “Há alguns projetos de referência, existem miúdos que foram surgindo, alguns deles nas seleções jovens e até meninas, é uma questão de lhes proporcionarem oportunidades e de certeza que eles chegam lá”, assegura.