Torneio Mãe D'Água Cup encerra com vitória do FC Felgueiras no escalão sub-17 (com galeria)
A quarta edição do 'Mãe D'Água Cup', promovida pelo Futebol Clube Mãe d'Água, chegou ao fim neste sábado, após cinco dias de competição intercalados, com a vitória do FC Felgueiras no escalão sub-17.
A formação juvenil do FC Felgueiras, sob a orientação do treinador transmontano Hugo Fernandes, conquistou três vitórias em três jogos, tendo o avançado Alex sido o melhor marcador do torneio, com um total de 5 golos.
O treinador, oriundo de Macedo de Cavaleiros, avaliou positivamente a participação da equipa sob o seu comando. “A nossa participação neste torneio teve como objetivo proporcionar minutos de jogo a todos os nossos atletas e preparar a próxima época, sendo com grande satisfação que terminamos em primeiro lugar”.
Na classificação final, a Escola Crescer ficou em segundo lugar, o FCMA em terceiro e o Brito em quarto.
Rui Monteiro, do FCMA, foi eleito o melhor guarda-redes da competição juvenil.
Após a cerimónia de entrega de prémios, Paulo Xavier, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Bragança, realçou a participação dos jovens nas propostas desportivas da cidade brigantina. “Para o Município de Bragança, o desporto é um pilar fundamental da nossa política estratégica. O torneio atraiu cerca de 750 jovens, fortalecendo a cidade, a juventude e o desporto. Bragança destaca-se por ter um elevado número de crianças envolvidas na prática desportiva, o que nos enche de orgulho e satisfação”.
Para António Parente, presidente do FCMA, o balanço é positivo. "Estamos muito satisfeitos com o trabalho realizado. Foram dias espetaculares e esta é a despedida perfeita para encerrar a época. A ideia deste torneio é premiar todos os escalões e não faria sentido abordá-lo de outra forma. Com muito esforço e dedicação, conseguimos alcançar os nossos objetivos.”
Em jeito de balanço da época desportiva, António Parente não escondeu o orgulho pelos títulos conquistados. “Esta temporada foi excelente para o FCMA, com a conquista de dois campeonatos - sub-13 e sub-14. Ficamos na história ao vencer a primeira e talvez única edição do campeonato Sub-14, considerando os modelos competitivos planeados para a próxima época. Quanto ao título dos sub-13, chegou com um ano de atraso, uma vez que na temporada 2021/2022 perdemos a oportunidade de ser campeões por uma diferença de dois golos”.
O "Mãe D'Água Cup" iniciou-se no dia 17 de junho, com o Centro de Formação Benfica de Vila Real e Clube de Caça e Pesca do Alto Douro a vencer nos escalões de Traquinas e Petizes, respetivamente. No dia seguinte, a Escola Crescer conquistou a vitória na categoria de Benjamins. Nos dias 24 e 25 de junho, as equipas anfitriãs foram as vencedoras nos escalões de Infantis e Iniciados.
Na quarta edição, o torneio contou com a participação de aproximadamente 750 atletas, representando 52 equipas de 18 clubes.
Fotos: Guilherme Moutinho