Vinhais garante segundo lugar e Taça de Portugal com triunfo sobre Estudantes

O Futebol Clube Vinhais assegurou, este domingo, o segundo lugar no Campeonato Distrital da Divisão de Honra e a consequente presença na Taça de Portugal de 2025/2026, ao vencer os Estudantes Africanos por 0-2, em jogo a contar para a 17.ª e penúltima jornada da competição.
A partida, disputada no Parque Desportivo de Sta. Apolónia (IPB), contou com os golos do Vinhais ainda na primeira parte. O primeiro surgiu aos 18 minutos, quando Fernando converteu um livre direto com grande categoria, tendo já tentado a sorte pouco antes, mas o guarda-redes adversário evitara o golo.
Aos 29 minutos, foi Leonardo Pereira quem se destacou, ao cabecear certeiramente um canto batido por Fernando, estabelecendo o 0-2 no marcador.
Com a vantagem, o Vinhais controlou o jogo, apesar dos esforços dos Estudantes Africanos em procurar transições rápidas. No entanto, a equipa da casa não conseguiu concretizar e, até ao apito final, o marcador manteve-se inalterado.
No rescaldo do encontro, Carlitos, treinador dos Estudantes Africanos, comentou as dificuldades vividas. "Foi uma partida difícil, mas sabíamos da qualidade da equipa adversária. Tentámos atrasar ao máximo o primeiro golo deles e explorar o contra-ataque. Infelizmente, voltámos a ser precipitados nas nossas decisões e, com mais calma, talvez tivéssemos conseguido marcar um ou dois golos."
O técnico referiu ainda a desmotivação que tem afetado a sua equipa, que ocupa o último lugar da tabela. "A equipa começou mal na competição, e, apesar de uma ligeira melhoria quando assumi o comando, voltámos a cair em algum marasmo. Quando os jogadores começam a não ganhar, perdem a confiança, e é difícil recuperar a moral de um grupo assim."
Marco Móbil, técnico do Vinhais, sublinhou a postura competitiva da sua equipa ao longo da temporada. "A nossa equipa tem-se apresentado competitiva todos os domingos e esse sempre foi o nosso objetivo. Acho que, depois do Mirandela, fomos a melhor equipa do campeonato. No entanto, hoje não fomos tão assertivos como em outros jogos. Cometemos alguns erros, mas conseguimos os três pontos."
Móbil destacou ainda que, embora a vitória fosse justa, a sua equipa teve de lidar com a pressão de assegurar o segundo lugar antes da última jornada. "A tabela por vezes pode ser enganadora. O segundo lugar era importante para não deixar tudo para a última jornada."
Com 38 pontos, o Vinhais ocupa o segundo lugar, a 8 pontos do campeão Mirandela e a 4 do Macedo de Cavaleiros, que é terceiro. O último jogo da temporada está marcado para o dia 27 de abril, onde o Vinhais receberá o Mirandela, em busca de terminar a competição com uma vitória entre os seus adeptos.
Por sua vez, os Estudantes Africanos, que somam apenas 6 pontos e ocupam o último lugar da tabela, já preparam a antecipação da última jornada, jogando a 13 de abril, na deslocação ao terreno do Moncorvo.
Fotos: Guilherme Moutinho