DESPORTO

Moncorvense eleito presidente da Federação Académica do Desporto Universitário

Publicado por Guilherme Moutinho em Qua, 10/08/2025 - 15:05

Diogo Salgado Braz, natural da freguesia de Carviçais, no concelho de Torre de Moncorvo, foi eleito, esta terça-feira, presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU Portugal), para o biénio 2025-2027. Aos 25 anos, o moncorvense prepara-se para assumir, em novembro, a liderança do principal organismo do desporto universitário português, tornando-se o 14.º presidente da FADU.

O ato eleitoral contou com a participação de 76 dos 81 delegados da federação, que votaram presencialmente, na sede da FADU, em Lisboa, e também por correspondência. A lista A, encabeçada por Diogo Salgado Braz, obteve 50 votos, correspondentes a 61% do universo eleitoral, enquanto a lista R, liderada por Tiago Teixeira, somou 25 votos. Registou-se ainda um voto nulo.

Em reação aos resultados, o novo presidente destacou o significado da vitória: “Esta expressiva vitória é o reflexo da confiança dos estudantes, dos clubes e de todos os que acreditam no nosso projeto, assim como no valor do desporto universitário. É uma vitória coletiva, de toda a família FADU.”

Com o olhar voltado para o futuro, Diogo Salgado Braz sublinhou que o novo mandato será pautado pela modernização e pelo reforço da proximidade com os clubes: “Assumimos o compromisso de continuar a fazer crescer o desporto universitário em Portugal, com um projeto que respeita o legado do passado e projeta a FADU em toda a sua linha de ação. Queremos uma FADU próxima dos clubes, mais moderna, mais digital e mais inclusiva. Uma FADU que forma, educa e desenvolve.”

Antes de ser eleito presidente, o jovem dirigente exerceu as funções de vice-presidente da FADU Portugal, cargo que acumulava — e continuará a acumular — com o de vice-presidente da Associação de Futebol de Bragança.

Fotos: DR

Assinaturas MDB