FUTEBOL DISTRITAL

Vinhais perde na apresentação com o Montalegre (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Dom, 2024-08-25 14:40

O Futebol Clube de Vinhais perdeu por 0-2 frente ao Centro Desportivo e Cultural de Montalegre, emblema da Distrital de Vila Real, num jogo que serviu de apresentação da equipa vinhaense aos seus sócios e adeptos, realizado, este sábado, na capital do fumeiro.

O encontro, que teve lugar no Estádio Municipal de Vinhais, revelou-se um desafio exigente para a formação orientada por Marco Mobil.

Na primeira parte, ambas as equipas estiveram equilibradas, com oportunidades repartidas para marcar. Contudo, foram os visitantes que conseguiram adiantar-se no marcador aos 30 minutos, com um remate de Danielson, que, à entrada da área, superou o guarda-redes Buba, um dos reforços da equipa vinhaense para a temporada 2024/2025.

O Vinhais, apesar da sua ambição e esforço, não conseguiu concretizar as suas oportunidades, e o Montalegre aproveitou para fazer o segundo golo antes do intervalo. Sadidi, após uma assistência do defesa Pedro Miguel, fez o 2-0, consolidando a vantagem dos barrosões.

Na segunda metade, o calor em Vinhais afetou o desempenho das equipas, e não surgiram mais ocasiões de golo. O jogo terminou com a vitória do Montalegre por 2-0.

No final do encontro de apresentação, Marco Mobil, treinador do FC Vinhais, comentou a partida e os desafios que se avizinham. “No final deste jogo, é importante recordar que, para o Vinhais e os seus adeptos, foi um momento especial, mas para os jogadores e equipa técnica é apenas mais um passo na nossa preparação para a nova temporada. Estamos a trabalhar e a assimilar processos, e é natural que os jogadores sintam o peso dos treinos, especialmente ao defrontarem uma equipa que está numa fase mais avançada da preparação. Tivemos uma boa fase inicial, mas acabámos por sofrer os golos devido a erros nossos. Na pré-temporada, escolhemos defrontar equipas com um ritmo mais elevado para estarmos bem preparados para o início do campeonato”.

Manuel 'Pik' Rodrigues, presidente do FC Vinhais, fez um balanço da apresentação da equipa e traçou os objetivos para uma época que assinala os 75 anos do clube. “A equipa mantém-se quase a mesma da época passada, com a adição de cinco novos jogadores. Aproveitamos este jogo de apresentação para mostrar ao público o nosso plantel para 2024/2025. O nosso objetivo é, pelo menos, repetir o segundo lugar da temporada anterior. Estamos confiantes no trabalho realizado pelo ‘mister’ Mobil e na qualidade dos jogadores. Comemoramos 75 anos e gostaríamos de marcar a data com a conquista de um título, embora não estejamos a apostar na subida de divisão,” sublinhando que “o nosso sonho para a Taça de Portugal é passar à próxima ronda e, se possível, jogar em casa contra o Portimonense.”

O jovem treinador do Montalegre, Gonçalo Magalhães, falou sobre a pré-temporada e as aspirações da equipa. “Fizemos uma boa exibição, embora no segundo tempo tenhamos criado menos situações de perigo. No entanto, conseguimos controlar a partida. O Vinhais parece ser uma equipa bastante competitiva, misturando experiência e juventude, e sabemos que estão numa fase menos avançada da preparação comparativamente ao Montalegre. O nosso objetivo é vencer todos os jogos e assegurar a subida de divisão. Depois de dois anos na Liga 3 e no Campeonato de Portugal, queremos recuperar o nosso estatuto nesta que é a minha primeira época como treinador principal.”

O próximo desafio do Vinhais será a primeira eliminatória da Taça de Portugal, com a deslocação a Viana do Castelo para enfrentar o Vianense, do Campeonato de Portugal, no dia 8 de setembro. Marco Mobil espera que “a equipa se mostre competitiva”.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB