FUTEBOL DISTRITAL

Vitória sofrida do Mirandela no dérbi concelhio

Publicado por Fernando Pires em Qua, 2024-11-13 12:24

O SC Mirandela venceu, por 1-0, o dérbi concelhio frente ao GD do Cachão, no domingo, a contar para a jornada seis da divisão de honra da AFB e aproveitou o empate cedido pelo Macedo de Cavaleiros em Rebordelo, para consolidar o primeiro
lugar, aumentado para cinco pontos a distância para o segundo classificado, precisamente a equipa macedense.

Um golo de Fofana, aos 87 minutos, fez a diferença no dérbi disputado no estádio do Cachão, depois de Ronaldo, o goleador dos alvinegros, ter desperdiçado uma grande penalidade aos 72 minutos.

De facto, o jogo só teve alguma emoção nos últimos instantes da partida, quando o Mirandela tentava, a todo o custo, marcar o golo que lhe permitisse amealhar mais três pontos.

Na primeira parte, a toada da partida foi muito lenta com escassas ocasiões de perigo, ainda assim foi o Mirandela que teve dois lances de algum apuro para os locais. Aos dez minutos, Panuchi rematou de fora da área para uma grande defesa do guarda-redes, Bicalho e aos 15 minutos, após um cruzamento da esquerda do ataque alvinegro, Ronaldo cabeceou o esférico que foi embater na trave.

Até ao final da primeira parte, o jogo foi perdendo intensidade com muitas faltas e muitas paragens. A equipa da casa conseguiu levar a água ao seu moinho, dado que o seu esquema tática estava a surtir efeito, atuando com um bloco baixo e dificultando as
acções do líder do campeonato.

Para a segunda parte, o Mirandela veio mais dominador, depois das entradas de João Loureiro e Domingos para os lugares de Yago e Panuchi. Ainda assim, o Cachão foi aguentando a maior pressão dos alvinegros que sentiu enormes dificuldades em criar situações de verdadeiro perigo.

Até que, aos 72 minutos, o goleador do Mirandela, Ronaldo, foi derrubado na área, e o árbitro do encontro não teve dúvidas em assinalar grande penalidade.

O mesmo Ronaldo acabou por rematar para fora, o que motivou ainda mais os pupilos de Pedro Pires para tentar o feito de retirar os primeiros pontos ao líder da tabela.

No suspiro final, a três minutos dos 90, Fofana aproveitou uma bola lançada na área para rematar fora do alcance de Bicalho e inaugurar o marcador.

Até ao final, o Cachão ainda tentou o empate, mas já não foi a tempo. 

Para o treinador do SC Mirandela, a vitória foi justa. “Fomos a única equipa que criamos lances de perigo. Mandámos uma bola à trave na primeira parte, anularam-nos um golo na primeira parte, falhámos um penalti. É pena porque é escassa, mas é muito
mau jogar neste campo. A equipa do Cachão tem mérito na garra que colocou em campo, nós tentámos dar mais qualidade ao jogo, mas não se consegue jogar neste campo e garanto-lhe que muitas equipas vão perder aqui pontos, porque esta equipa do
Cachão se jogar desta forma, como jogou hoje, vai roubar pontos a muita gente”, diz Daniel Ferreira.

Já o técnico do GD do Cachão, apesar da derrota, está orgulhoso dos seus jogadores. "Preparámos bem este jogo, não abdicámos daquilo que trabalhamos semanalmente por ser o Mirandela. Acho que foi um bom espetáculo de futebol, na minha opinião, muitas vezes não muito bem jogado, mas acho que as três equipas tiveram minimamente bem, uma moldura humana espectacular. Acho que poderíamos ter criado mais algumas oportunidades, mas aquilo que posso dizer é que estou muito orgulhoso dos meus jogadores”, afirma Pedro Pires

“Há três meses atrás toda a gente pensava que o Cachão estava acabado, que estava em último, e são eles que estão a reerguer este clube, são os nossos jogadores, espectaculares”, conclui.

Assinaturas MDB