Bragança

AECs e CAF começaram ontem a funcionar

Publicado por AGR em Qui, 2022-11-03 12:08

Findo o procedimento concursal internacional para a contratação de professores para as atividades extra-curriculares e para a componente de apoio à família, estas duas valências das escolas do concelho de Bragança entraram ontem em funcionamento. “As AEC estavam a ser desenvolvidas pelos próprios agrupamentos, porque tinham um conjunto de professores, em mobilidade por doença, e que lhes permitia fazer este trabalho porque não lhes faltavam recursos humanos.

A delegação de competências foi-nos imposta a partir de 01 de maio. Em julho tomámos conhecimento da decisão de o Governo impedir que muitos professores continuassem com essa mobilidade. Imediatamente iniciámos os procedimentos no sentido de garantirmos as AECs. Os prazos estavam curtos, tivemos de fazer um ajuste direto para conseguirmos garantir a presença de técnicos especializados até agora, no sentido de nos dar tempo de desenvolvermos o procedimento concursal. Agora estamos em condições de poder iniciar. Mas isso não significa que até dia 02 não houvesse técnicos especializados para estar com as crianças”, explicou o presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias.

“No final da semana passada tivemos uma reunião e viemos a constatar que, num agrupamento, o número de alunos inscritos para as AECs mais do que duplicou. Por acaso, já tínhamos previsto a possibilidade de haver mais algum acréscimo”, frisou o autarca brigantino. A autarquia contratou ainda 31 auxiliares.

Assinaturas MDB