Alfandeguense perde com Ala, mas apura-se para a Final Four
A Associação Recreativa alfandeguense qualificou-se para a Final Four da Taça Distrital de Futsal AF Bragança, após eliminar a ACRD Ala nos quartos de final com um agregado de 5-4. Apesar da derrota por 2-1 na segunda mão, os alfandeguenses seguem para próxima fase, visto que venceram na primeira mão por 4-2 na partida disputada no Pavilhão Municipal de Alfândega da Fé.
No reencontro entre ACRD Ala e ARA, disputado esta sexta-feira, no Pavilhão Municipal de Macedo de Cavaleiros, a formação de Bruno Costa entrou em campo com a obrigação de marcar, pelo menos, dois golos, nesta partida da segunda mão para igualar as contas do resultado trazido de Alfândega da Fé.
O encontro até começou positivamente para os macedenses, que conseguiram adiantar-se no marcador aos 9 minutos por Pedro Ferreira. O fixo de Macedo de Cavaleiros disparou um remate forte e colocado, à entrada da área, que não deu hipótese de defesa a Rui Pacheco.
Apesar de ter criado dificuldades na transição ao adversário e ter somado vários remates, a equipa da ACRD Ala não conseguiu traduzir as oportunidades em golo perante um Alfandeguense que explorava a experiência dos seus jogadores para segurar o resultado.
O golo do empate da turma alfandeguense surge, aos 17’, em consequência de um erro arrancado ao adversário. Luís Aguiar aproveitou uma falha dos homens de Bruno Costa, na saída de bola com o guarda-redes, para do meio-campo colocar a bola no fundo das redes. O jogo virou com o golo do empate e a ACRD Ala, na sequência do lance, foi-se um pouco abaixo do nível até então apresentado.
Na segunda parte, a maturidade do Alfandeguense na posse de bola foi nota dominante, numa etapa complementar marcada por algumas picardias e ânimos mais exaltados levando à amostragem de cartões amarelos.
A ACRD Ala procurou reagir e conseguiu mesmo a vantagem no marcador, aos 26’, por Pedro Carvalho. Um lance confuso, entre Paulo Gonçalves, Feija e o guarda-redes Rui Pacheco, em que Pedro Carvalho aproveitou o ressalto para confirmar o segundo golo dos locais.
Até ao apito final, o resultado não conheceu alterações, muito por culpa das soberbas exibições dos donos da baliza, Marcelo Pinto e Rui Pacheco.
Com a eliminação na Taça Distrital consumada, Bruno Costa, treinador da ACRD Ala, mostrou-se resignado com o resultado obtido. “Sabíamos que vencer poderia não chegar. Fizemos tudo o que podíamos, mas não conseguimos. Não há vitórias morais, mas o que disse aos rapazes foi que devemos sentir-nos orgulhosos. Saímos de cabeça levantada, o golo fez a diferença, num jogo muito intenso e de bom futsal. No lance do golo da Alfandeguense, aconteceu um erro na saída de bola com o guarda-redes, num momento em que a equipa do Ala estava superior. É um golo onde o erro é mais nosso do que por mérito do adversário.”
Tó Mané, técnico da AR Alfandeguense, valorizou a passagem à Final Four e promete empenho na próxima fase. “Perdemos 2-1, mas o resultado é favorável neste contexto. O Ala tem uma equipa muito bem organizada, à imagem do seu treinador que anda nisto há muito tempo. Sabíamos que iríamos ter muitas dificuldades e isso confirmou-se com o resultado obtido. Conseguimos passar a eliminatória e isso foi o mais importante. Estamos todos de parabéns, parabéns também ao Ala, foi um bom jogo com muito público num ambiente extraordinário. Na Final Four tudo pode acontecer e estaremos cá para dar luta”.
Na Final Four, que terá lugar em Macedo de Cavaleiros, entre 4 e 6 de março, está assegurada a presença de Águia FC Vimioso, AR Alfandeguense, CSP Vila Flor e CA Mogadouro.
Taça Distrital AF Bragança Futsal 2021/22 | Quartos de Final
1.ª Mão 2.ª Mão
Jogo 1: Águia FC Vimioso (7-3) GD Mirandês 1-1 1-4
Jogo 2: AR Alfandeguense (5-4) ACRD Ala 4-2 1-2
Jogo 3: CSP Vila Flor (5-2) GD Torre Dona Chama 2-1 3-3
Jogo 4: CA Mogadouro (5-4) Sporting Moncorvo 4-2 1-3
Meias Finais (Final Four) | 4 e 5 de março 2022
15H00: AR Alfandeguense - CA Mogadouro
18h00: Águia FC Vimioso - CSP Vila Flor
Final - 6 de março de 2022