Bragança cumpre serviços mínimos com golo madrugador de Litcha
O Grupo Desportivo de Bragança reforçou a liderança do Campeonato Distrital AF Bragança, após bater, este domingo, o Minas de Argozelo, por 0-1, num jogo onde o resultado foi melhor que a exibição.
Os brigantinos colocaram-se em vantagem, logo aos 2’, com golo de Litcha. No primeiro ataque da equipa canarinha, Litcha muito oportuno rematou forte para o fundo das redes de Miguel Veloso.
Com o cronómetro a marcar 7 minutos de jogo, o médio Estanga gerou momentos de apreensão quando caiu desamparado no relvado, após um choque violento de cabeça, numa bola dividida com Rafa Gralhos. O argentino do Bragança caiu inanimado e de imediato jogadores de ambas as equipas pediram a assistência médica. O jogador foi prontamente assistido por elementos de apoio médico das duas equipas e, minutos depois e debaixo das palmas dos adeptos presentes no Campo da Cova, apoiado por elementos da equipa técnica saiu pelo seu pé.
Depois de uma dolorosa espera de 40 minutos o jogador foi levado pela ambulância para o Hospital de Bragança onde efetuou os respetivos exames médicos. O jogador encontra-se bem, mas é esperada a realização de mais testes para despiste de alguma lesão crânio-encefálica.
Com a bola a rolar, aos 13’, Fábio Metzger conseguiu criar a primeira oportunidade para a equipa da casa. O avançado de São Tomé e Príncipe, depois de um lançamento de Vasco Afonso, chutou por cima da barra.
A formação de Fernando Teixeira tentava reagir ao resultado negativo e o avançado Alekssander por duas ocasiões esteve perto do golo, aos 18’ e 21’. O cabeceamento em ambas as ocasiões saiu fraco e à figura de André Reis.
Aos 37’, o avançado Litcha protagonizou um dos melhores momentos do jogo. Uma jogada de combinação entre o veterano avançado e Ruizinho é concluída com um pontapé de bicicleta, o remate acrobático foi travado em dificuldades por Miguel Veloso.
No segundo tempo, o resultado não conheceu alterações e muito por culpa do guarda-redes Miguel Veloso. O “dono das redes” argozelense contrariou os remates de Michel (58’), Paulo Roberto (25’ e 26’) e Mantorras (45+4’) e acaba por ser um dos melhores em campo.
Fernando Teixeira, treinador do Minas de Argozelo, considerou o resultado justo perante a diferença de capacidade entre as duas equipas. “Sofremos um golo nos primeiros minutos e isso retira alguma capacidade de concentração da equipa. A perder com o líder e todo um passado recente fica logo a ideia de mais uma goleada, este é o pensamento que passa na cabeça dos jogadores e eu tenho que desmistificar esta ideia. O Bragança mereceu a vitória, apesar da boa resposta da minha equipa, é um resultado que assenta bem ao GDB”.
O técnico Lopes da Silva destacou a recuperação do médio Estanga. “O Francisco Estanga está bem, encontra-se no hospital para fazer exames e despistar qualquer lesão do impacto na cabeça. Essa foi a melhor vitória para mim, ter um jogador em plenas condições de voltar a trabalhar”.
Quanto ao jogo, Lopes da Silva, apontou as dimensões do Campo da Cova como maior adversário, frisando que a falta de acerto na finalização não permite considerar uma exibição mais positiva. “Este campo é difícil, é um campo curto que exige jogar simples. Tivemos altos e baixos, segurámos a vantagem conseguida logo no início do primeiro tempo. Após o intervalo, o Minas de Argozelo mostrou outra dinâmica. Foi um jogo mais disputado, com muito contacto e pouca fluidez de jogo. Tivemos algumas oportunidades de golo e se tivéssemos concretizado a história do jogo era outra. Não recuámos a equipa, mas jogámos pelos pontos. O objetivo foi alcançado e agora é pensar no Moncorvo”.
Com este resultado, o Bragança segura a liderança isolada com 44 pontos, mais 4 que o segundo classificado ADC Rebordelo que empatou, em casa, com o GD Sendim (1-1).
Um resultado que prejudica as aspirações da equipa de Nuno Loureiro que ainda assim conseguiu salvar o ponto com o golo do defesa Governor, aos 90’. Bruno Souza, aos 74’, inaugurou o marcador para os sendinenses.
Na próxima jornada, o GD Bragança recebe o Torre de Moncorvo, enquanto o Minas de Argozelo viaja a Sendim. As partidas da 17.ª jornada estão agendadas para o dia 6 de março, às 15h00.
Fotos: Guilherme Moutinho
Ficha
Minas de Argozelo 0
GD Bragança 1
Campo da Cova
Árbitro: Nuno Augusto
Minas de Argozelo: Miguel Veloso; André Lopes (António Pedro 71’), Pedro Pimenta, Alekssander Pontes (Félix Romão), Vasco Afonso (Kleiton 90’), Alberto Conceição, Humberto, Carlos Sousa, Rafa Gralhos, Pote (Miguel Assis 76’), Fábio Metzger (Edmilson Metzger 90’).
Treinador: Fernando Teixeira.
GD Bragança: André Reis; Adolfo Lopes, Nilton, Silas, Michel, Nuninho, Fabien Capelo, Estanga (Lisboa 13’), Ruizinho (Fernando Ícaro 68’), Paulo Roberto (Mantorras 83’) e Litcha (Hélton 83’).
Treinador: Lopes da Silva.
Golos: Litcha (2’).