Bragança fica a três pontos do título distrital após vitória contra Escola Crescer (com galeria)
A formação de juniores do Grupo Desportivo de Bragança venceu, este domingo, a rival Escola Crescer, por 3-0, e fica a três pontos de garantir o título distrital da respetiva categoria.
No jogo da sexta jornada (invertida), a equipa 'canarinha' recebeu o seu rival citadino com grande entusiasmo e realizou uma exibição convincente no Estádio Municipal de Bragança, confirmando as expetativas traçadas e fortalecendo o objetivo da época: a conquista do título distrital.
Um golo, logo aos 7 minutos, marcado por Alex com um remate colocado à entrada da área, trouxe tranquilidade à equipa de Luís Tomé, permitindo-lhes controlar o jogo.
O conjunto da casa continuou a pressionar em busca do golo, mas o guarda-redes José Magro frustrou as suas iniciativas, aos 18' e 31', com defesas de grande qualidade.
O segundo golo surgiu, aos 38', com um remate acrobático de Gabriel Lourenço, na sequência de um canto marcado por Tiago Fernandes.
Na segunda parte, a Escola Crescer conseguiu aliviar a pressão, mas acabou por sofrer mais um golo aos 81 minutos, com Pedro Alves a finalizar uma assistência de Diogo Coelho.
Em período de descontos, aos 94’, com os ânimos mais exaltados, Hélder Viana foi admoestado com a cartolina vermelha a castigar uma falta mais dura sobre Diogo Coelho.
Para Luís Tomé, técnico do GDB, o bom desempenho dos seus atletas tornou mais próximo o objetivo da temporada. “Sabíamos da importância deste jogo e encarámos o desafio da melhor forma possível. Realizámos uma primeira parte muito positiva, em que dominámos desde o primeiro minuto até ao intervalo. No segundo tempo, continuámos a controlar o jogo, mas faltou um pouco de serenidade para aumentar a nossa vantagem. Ainda no segundo tempo, começámos a sentir algum cansaço, o que é natural quando se joga num relvado natural. Contudo, jogar aqui acaba por ser um prémio pelo desempenho dos meus jogadores. Passo a passo, faltam apenas três pontos para nos sagrarmos campeões”.
Já Nuno Pereira, técnico da Escola Crescer, reconheceu dificuldades na visita ao Bragança. “Já sabíamos irmos encontrar um adversário complicado num campo difícil, tendo em conta que não estamos habituados a jogar em relvado natural, tendo o seu impacto na condição física. Realmente, não estivemos bem na primeira parte, mas na segunda parte estivemos melhores e conseguimos colocar em prática o trabalho que temos realizado”.
Na próxima jornada, que está marcada para o dia 27 de maio, o líder Bragança, com 39 pontos, terá um importante confronto em casa contra o segundo classificado, Carrazedense (35). Uma vitória nesse jogo garantirá o título de campeão distrital para a equipa do GDB. Por outro lado, a Escola Crescer, que ocupa o terceiro lugar com 27 pontos, irá visitar o Vale do Conde.
Fotos: Guilherme Moutinho