Bragança vence Escola Crescer e reforça liderança (com galeria)
A equipa de sub-19 do Grupo Desportivo de Bragança venceu, neste sábado muito chuvoso, a Escola Crescer, por 0-2, no dérbi citadino relativo à 15.ª jornada (invertida) do Campeonato Distrital de Juniores da Associação de Futebol de Bragança.
Líder invicto na tabela classificativa, a formação orientada por Luís Tomé colocou-se a vencer no Parque Desportivo de Santa Apolónia, aos 21’, num remate de Leonardo Matos a aproveitar uma bola de ressaca na sequência de um pontapé de canto marcado por Tiago Fernandes. Em zona frontal, o capitão dos canarinhos não deu hipótese ao guardião José Magro, garantindo, assim, uma vantagem mínima de 0-1 que se manteve até ao apito de Rui Mouta para o intervalo.
No segundo tempo, aos 69’, dá-se a expulsão do avançado Pedro Alves a castigar uma falta sobre Acácio Morais.
A vantagem numérica da Escola Crescer durou muito pouco, pois Pedro Fernandes, aos 72', viu o cartão vermelho após uma entrada dura sobre Tomás Paulo.
O jogo ficaria resolvido com o golo de cabeça de Lourenço, aos 75’, a aproveitar o cruzamento milimétrico do estreante Francisco Carneiro.
No final do encontro, Nuno Pereira, treinador da Escola Crescer, reconheceu a superioridade adversária, adiantando que o GDB provou ser o mais sério candidato ao título de campeão de juniores. “Sabíamos que iríamos encontrar um adversário difícil, tendo em conta o seu desempenho ao longo desta competição. Jogámos contra um conjunto de jogadores fisicamente muito fortes e de grande qualidade técnica. Foram uns justos vencedores, numa partida em que tentámos complicar ao máximo a sua tarefa. O campeonato está bem encaminhado para o Bragança, mas continuaremos a trabalhar para aproveitar qualquer deslize que possam dar”.
Luis Tomé, técnico do GDB, ressalvou a justeza do triunfo, mas mão ficou agradado com a prestação dos seus atletas. “Antes de mais, queria dedicar esta vitória a alguém muito importante na minha vida. Quanto ao jogo, não estivemos bem na partida. Esta paragem natalícia teve o seu reflexo na maneira como entrámos no jogo e em alguns momentos da partida. Salvaram-se os três pontos, numa vitória que não merece contestação. Tivemos muitas e boas oportunidades para sair daqui com um resultado mais dilatado. Temos de continuar com os pés bem assentes na terra e não esquecer que só passaram seis jornadas, todos queremos ser campeões e pata isso acontecer é necessário estar focados”.
Contas saldadas, o Bragança permanece invicto na liderança somando 18 pontos em seis jornadas disputadas, enquanto a Escola Crescer é terceiro classificado com 8 pontos em 5 jogos realizados.
Na próxima ronda, o Bragança visita o Forte Carrazedense e a Escola Crescer recebe a ADSP Vale do Conde. Os jogos da 7.ª jornada estão marcados para o dia 21 de janeiro, com exceção do Mirandela ‘B’- Cachão que terá lugar no dia 22 de janeiro.
Fotos: Guilherme Moutinho