Câmara gasta 80 mil euros por ano para transportar doentes oncológicos ao hospital
Face à carência de transportes públicos no concelho de Vinhais, e às dificuldades de acesso aos hospitais fora da região, o município decidiu assegurar as viagens doentes oncológicos e dos seus acompanhantes às unidades de saúde. “Desde há muito se percebeu que uma das maiores ajudas que o município podia dar aos vinhaenses que enfrentam este problema era no transporte, pois os tratamentos e consultas são maioritariamente realizados no IPO (Instituto Português de Oncologia) do Porto, onde nem todos se podem deslocar seja por dificuldades económicas, logísticas ou porque simplesmente já não têm idade ou condições para conduzir ou pessoas que os possam levar”, explicou uma fonte da câmara de Vinhais.
O município transporta atualmente 88 munícipes e a mesma fonte indicou que se tem verificado “o aumento significativo quer no número de doentes, quer na frequência das viagens, o ilustra bem a necessidade deste serviço, e o quanto se tem revelado fundamental”.
O serviço custa à Camara mais de 80 mil euros por ano. O município de Vinhais tem apoiado todas as iniciativas para angariação de fundos para prevenção e tratamento de doenças oncológicas, seja através de rastreios, caminhadas, donativos, apoio em peditórios, sendo que um parceiro fundamental tem sido a LPCC (Liga Portuguesa Contra o Cancro- Núcleo Regional do Norte), que realiza anualmente um peditório a nível nacional para angariação de fundos para a mesma também no concelho, e em reunião de Câmara foi aprovado um apoio financeiro de 500 euros à Liga.