Câmara tem orçamento “realista” de 37 milhões de euros no próximo ano
O município de Bragança conta com uma majoração no orçamento em 2015, que passa de 34 para cerca de 37 milhões de euros. Um orçamento que o autarca, Hernâni Dias, classifica de “realista” face aos anteriores planos que permitiam a inclusão de verbas provenientes da venda de bens de capital, não incluídas no próximo ano. Também conta com uma componente de fundos comunitários que permite o aumento do orçamento em 10%.
As apostas vão para a vertente social, que terá direito à maior tranche, bem como o desenvolvimento económico e a reabilitação urbana.
O município não abdica dos 5% a que tem direito do IRS, porque “não seria uma forma justa de repartição das verbas pelos munícipes, uma vez que o pagamento do imposto está subjacente a pessoas com rendimentos consideráveis e não ajudaríamos os mais carenciados”, explicou o autarca, à margem da última sessão da Assembleia Municipal, no dia 26. O município arrecada 1,6 milhões de euros com este imposto, parte dos quais se destinam à vertente social.