DESPORTO

Campeonato Distrital com pontapé de saída a 3 de outubro

Publicado por Guilherme Moutinho em Sáb, 2021-09-18 12:07

Realizou-se, esta sexta-feira (18), no auditório Nuno Maia da sede social da Associação de Futebol de Bragança, o sorteio do Campeonato Distrital e Taça Distrital AF Bragança de Futebol Sénior Masculino.

O Campeonato Distrital AF Bragança elevou o número de participantes para doze equipas, a anterior edição contou com apenas 11 clubes, sendo o destaque no capítulo das novidades para o regresso ao futebol sénior do GD Moncorvo e FC Carrazeda de Ansiães e a desistência do GDC Sta. Comba Vilariça.

Este acréscimo no número de equipas participantes nas competições distritais surpreendeu António Ramos, Presidente da AF Bragança, que não escondeu a sua satisfação. “O aumento de equipas equivale ao aumento de atletas federados o que para nós é ótimo. Há uma grande ansiedade por parte dos atletas, dirigentes e clubes por iniciar competições e esta foi a oportunidade para retomar a atividade em força. As Câmaras Municipais estão ávidas para que as atividades desportivas para dar uso aos seus equipamentos desportivos. A AF Bragança acolhe esta ansiedade e proporcionamos as condições para praticar as nossas modalidades. A quebra que tivemos no número de atletas federados, devido à pandemia, esperamos que retome aos níveis de 2020, antes do início da pandemia. Não contávamos com a adesão dos clubes participantes e esperamos que o exemplo seja seguido na formação,” afirmou.

A competição começa no dia 3 de outubro e abre com dois jogos grandes, o confronto entre os dois despromovidos do Campeonato de Portugal – Águia FC Vimioso recebe o GD Bragança – e o dérbi concelhio entre FC Vinhais e Rebordelo. Nos outros jogos da primeira jornada, o regressado FC Carrazeda de Ansiães joga em casa e defronta o CDC Carção. A jornada de abertura inclui ainda o GD Mirandês-Minas de Argozelo e o Vila Flor-GD Sendim. Adiado para o dia 20 de outubro fica o jogo entre Estudantes Africanos e GD Moncorvo.

Decidida em sorteio ficou a primeira eliminatória da Taça Distrital AF Bragança.

A primeira mão está agendada para o dia 24 de outubro e o alinhamento dos jogos das equipas filiadas da associação brigantina será o seguinte: ADC Rebordelo - Estudantes Africanos, GD Mirandês - FC Vinhais, Vila Flor SC – GD Sendim e Águia FC Vimioso – GD Moncorvo.

Isentos da primeira eliminatória e com acesso direto à fase seguinte ficaram FC Carrazeda de Ansiães, CCD Minas de Argozelo, GD Bragança e CDC Carção. Definido ficou também a abolição da regra dos golos fora em todas as competições de clubes da AF Bragança. A decisão foi tomada após um processo de consulta democrática aos filiados da AF Bragança.

No final do sorteio, o presidente da Associação de Futebol de Bragança, António Ramos revelou a forte possibilidade da criação de uma nova competição de sub-23. “Esperemos que consigamos avançar com esta competição. Saberemos qual a sensibilidade e vontade, em função do número de atletas naquele escalão etário, que os clubes conseguem disponibilizar para avançar. Se conseguirem, a AF Bragança tem todas as condições para conseguir um dia, sem ser ao fim de semana, e encontrar uma solução. Esta competição ajudará a aumentar o número de atletas federados seniores e criar um espaço para os atletas que não têm espaço nas equipas seniores poderem progredir.”

Nas declarações finais, António Ramos referiu que está em discussão a realização de um torneio quadrangular de seleções distritais que contaria com a participação das Associações Distritais de Bragança, Viseu, Guarda e Vila Real. Um conceito inovador que na ideia do Presidente da AFB apresenta um potencial enorme. “Gostaríamos de organizar uma prova alternativa juntando os distritos de Viseu, Guarda e Vila Real. Em patrocínios e mediatização da região norte e centro pode potencializar o número de atletas federados e veremos em que contornos podemos realizar essa competição", rematou.

Nova temporada do Campeonato Distrital de Futsal com três estreias absolutas

Em relação ao Campeonato Distrital AF Bragança de Seniores em Futsal, a temporada 2021/2022 é marcada pela ausência de ACDR Vale Madeiro e Pioneiros de Bragança, mas, em contrapartida, inscreveram-se três equipas estreantes nesta modalidade, nomeadamente, Grupo Desportivo Mirandês, ACRD Ala e EF Arnaldo Pereira.

O Campeonato Distrital de Futsal de seniores, que conta com 11 participantes, arranca no dia 15 de outubro com os seguintes jogos: Sporting de Moncorvo – CA Mogadouro, Futsal Mirandela - Águia FC Vimioso, AR Alfandeguense – CSP Vila Flor, EF Arnaldo Pereira – CASC Freixo e ACRD Ala – GD Mirandês. Na jornada inaugural folga o GD Torre Dona Chama.

Foi também realizado o sorteio da Taça Distrital de Futsal, com a primeira eliminatória apontada para o dia 5 de novembro, em que ficaram isentos em sorteio CA Mogadouro, GD Torre Dona Chama, GD Mirandês, CSP Vila Flor e AR Alfandeguense. A 2.ª mão da primeira eliminatória está agendada para o dia 3 de dezembro. A vitória na Taça Distrital AF Bragança garante a presença na Taça de Portugal, sendo que a final four está agendada para os dias 4 e 6 de março.

 

Campeonato Distrital AF Bragança Futebol Sénior Masculino| Época 2021/2022

 

1.ª Jornada (03-10-2021 - 15h00)

 

Águia FC Vimioso – GD Bragança

Vila Flor SC - GD Sendim

FC Vinhais – ADC Rebordelo

GD Mirandês - CCD Minas de Argozelo

FC Carrazeda de Ansiães – CDC Carção

Estudantes Africanos – GD Moncorvo (Adiado-20 Outubro)

 

2.ª Jornada (10-10-2021 - 15h00)

 

GD Bragança – FC Carrazeda de Ansiães

GD Sendim - Águia FC Vimioso

ADC Rebordelo – Vila Flor SC

CCD Minas de Argozelo - FC Vinhais

GD Moncorvo – GD Mirandês

CDC Carção – Estudantes Africanos

 

3.ª Jornada (17-10-2021 - 15h00)

 

GD Bragança – GD Sendim

Águia FC Vimioso - ADC Rebordelo (Jornada invertida)

Vila Flor SC – CCD Minas de Argozelo

FC Vinhais - GD Moncorvo

GD Mirandês – CDC Carção

FC Carrazeda de Ansiães – Estudantes Africanos

 

Taça Distrital AF Bragança Futebol Sénior Masculino| Época 2021/2022

 

1.ª Eliminatória (1.ª Mão 24-10-2021 | 2.ª Mão 21-11-2021)

 

ADC Rebordelo - Estudantes Africanos

GD Mirandês - FC Vinhais

Vila Flor SC – GD Sendim

Águia FC Vimioso – GD Moncorvo

 

Isentos: FC Carrazeda de Ansiães, CCD Minas de Argozelo, GD Bragança e CDC Carção.

 

 

Assinaturas MDB