FUTEBOL DISTRITAL

Carção reserva vaga nas meias-finais após bater Vinhais nas grandes penalidades

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2022-01-24 19:39

O Centro Desportivo e Cultural do Carção apurou-se para as meias-finais da Taça Distrital AF Bragança, após afastar o Futebol Clube de Vinhais, no desempate por grandes penalidades (2-3), decorrido um prolongamento sem golos, onde valeram os dois tentos para cada lado conseguidos ao fim dos 90 minutos.

No Estádio Municipal de Vinhais, a formação visitante entrou ao ataque e, aos 4’, Boris Fernandes obrigou Pantera a testar os reflexos. Não foi à primeira, foi à segunda e, aos 14’, na sequência de uma arrancada de Ângelo Borges, o jovem avançado Diogo Moura aproveitou um ressalto para quebrar o nulo.

A equipa de Nuno Fernandes reagiu e apostou na imposição de um jogo ofensivo através da posse de bola, mas a boa organização do adversário não permitia situações flagrantes.

Aos 25’, Darame não comprovou as credenciais de goleador e perdeu a oportunidade de garantir algum conforto no marcador.

Já nos minutos finais do primeiro tempo, o Vinhais traduziu a pressão alta em golo. O brasileiro Henrique Almeida, aos 44’, conseguiu espaço para progredir e perante a saída do guarda-redes Buba colocou a bola, com mestria, no fundo das redes.

Na entrada da segunda parte, aos 46’, o defesa Carlos Garcia travou Diogo Moura em falta e viu o cartão vermelho. Com menos um jogador em campo, Nuno Fernandes conseguiu equilibrar a sua equipa e até reclamou a primeira situação de perigo do segundo tempo. Henrique Almeida, aos 50’, forçou Buba a trabalhos redobrados.

Do lado oposto, Diogo Moura voltou a destacar-se na finalização com a assinatura do "bis" na partida quando o relógio marcava o minuto 52. À entrada da área, perante a oposição de Djone, o atacante do Carção desferiu um remate potente e colocado que não deu hipótese ao guarda-redes Pantera.

Aos 67’, lance polémico na área do Vinhais entre Diogo Moura e Djone. A equipa técnica do Carção ficou a pedir falta, mas o árbitro António Pinto não considerou válidos os protestos e mandou seguir o lance.

Sem deitar a toalha ao chão, o FC Vinhais aumentou o assédio à baliza contrária e conseguiu chegar ao empate, aos 77’, por intermédio de Márcio Doreta. O veterano do Vinhais foi oportuno e eficaz na pequena área, na sequência de um livre cobrado por Willian.

No prolongamento, Henrique Almeida e Lubrano foram os avançados em evidência ao não conseguir transformar em golos as ocasiões conquistadas e a adiar as decisões para as grandes penalidades.

Após longos 120 minutos, o jogo seguiu para o desempate por penáltis e no primeiro remate do Vinhais Edra não conseguiu concretizar, atirando o esférico com violência ao poste. Em seguida, Lubrano e Willian permitiram a defesa a Pantera e Buba, respetivamente.

No quinto e último remate dos visitantes, Boris não tremeu e carimbou a passagem para as meias finas da Taça Distrital AF Bragança. O herói das grandes penalidades, Boris Fernandes, sublinhou o valor do adversário e mostrou-se focado nos próximos desafios do Carção. “Foi um jogo muito difícil contra uma equipa muito complicada, recheada de excelentes jogadores. Agora é pensar no jogo da meia-final e na próxima jornada com o Mirandês.”

No rescaldo da partida, Nuno Fernandes não escondeu o desalento pela eliminação na Taça Distrital. “É uma frustração enorme ter perdido o jogo a jogar com um jogador a menos durante 75 minutos controlando a segunda parte e o segundo tempo. As grandes penalidades são uma lotaria, por mais que treinemos não quer dizer que corra bem ao domingo. Depois da expulsão, no início da segunda parte, tentámos corrigir com a entrada do Márcio Doreta para dar equilíbrio ao meio-campo e tenho plena consciência que controlámos a segunda parte, mas o futebol é o que é. Temos perdido alguns jogadores constantemente, mas os que estão cá têm uma valia enorme e apostaremos na prata da casa. Continuaremos a trabalhar para chegar mais perto do segundo lugar, que é o nosso objetivo para esta época,” rematou o técnico do Vinhais.

O técnico António Forneiro puxou dos galões para analisar o apuramento para as meias-finais de uma competição em que foi vencedor por duas ocasiões (2013/2014 e 2016/2017). “Este é o nosso terceiro jogo contra o Vinhais e em todos eles fomos melhores. Este foi decidido nos penáltis, falhámos um e defendemos dois. As grandes penalidades são uma lotaria, mas apesar disso é parte do treino e nós treinámos as marcações das mesmas. Podíamos ter segurado mais a bola quanto estivemos em superioridade numérica, mas a garra e atitude demonstrada foi fantástica, nos 120 minutos e grandes penalidades. Sabíamos que jogávamos contra uma das melhores equipas da Distrital, mas é difícil para o aluno ganhar ao professor”.

Os restantes encontros dos quartos de final da Taça Distrital (Águia FC Vimioso-GD Bragança, ADC Rebordelo-CCD Minas Argozelo e GD Sendim-FC Carrazeda) foram adiados, devido à Covid-19, para o dia 16 de fevereiro.

Fotos: Guilherme Moutinho

Taça Distrital AF Bragança 2021/22 | Quartos de Final

                                                                                                              1.ª Mão                2.ª Mão

Jogo 1: Águia FC Vimioso - GD Bragança                                           2-1                         Adiado

Jogo 2 : CDC Carçao - FC Vinhais (3-3 AGG.)                                   1-1                         2-2 (3-2) g.p

Jogo 3: ADC Rebordelo - CCD Minas Argozelo                                  4-0                         Adiado

Jogo 4: GD Sendim - FC Carrazeda                                                   5-0                         Adiado

 

Meias-Finais:

Jogo 5: Vencedor do Jogo 2 - Vencedor do Jogo 4

Jogo 6: Vencedor do Jogo 3 - Vencedor do Jogo 1

 

Final:

Jogo 7: Vencedor do Jogo 5 - Vencedor do Jogo 6

 

Ficha

 

FC Vinhais                                     2 (2 gp)

CDC Carção                                 2 (3 gp)

 

Estádio Municipal Vinhais

Árbitro: António Pinto

FC Vinhais: Pantera; Djone, André Félix (Semedo 55’(Edra 120’)), Lólis (Márcio Doreta 64’), Lico (Rúben Gomes 70’), Paulinho, Carlos Garcia, Rui Tavares (Luís Pessanha 70’), Henrique Almeida, Willian Soares e Daniel Fernandes.

Treinador: Nuno Fernandes.

 

CDC Carção: Buba; José Silva, José Andrade, Lafaiete (Paulo Lubrano 53’), Costinha, Boris, Ângelo Borges, Chumbo (Gonçalo 53’), Álvaro Adão, Sancum Darame, Diogo Moura (Miccoli 79’).

Treinador: António Forneiro.

Golos: Henrique Almeida (44’) e Márcio Doreta (77’); Diogo Moura (14’ e 52’).

Decisão através da marcação de pontapés da marca de grande penalidade: Djone, Henrique Almeida; Ângelo Borges, Álvaro Adão, Costinha e Boris.

Assinaturas MDB