Distrito mantém quatro escolas abertas em regime de exceção
O distrito de Bragança tem quatro das 17 escolas que este ano letivo vão abrir a título excecional no país. Trata-se da Escola Básica de Palaçoulo, em Miranda do Douro, com sete alunos, e as restantes são todas no concelho de Vinhais, nomeadamente Ervedosa (11 alunos), Penhas Juntas (2 alunos). Vinhais tem ainda uma escola rural em Rebordelo (21 alunos), a única que está prevista da Carta Educativa do concelho.
“A escola de Palaçoulo é importante manter aberta. Podia ter mais alunos se fossem dadas garantias que não vai fechar durante vários anos. Porque todos os anos paira a ideia de encerramento. Devido a esta instabilidade, os pais têm medo e acabam por matricular os filhos em Sendim”, explicou Nuno Rodrigues, vereador da Câmara de Miranda do Douro.
Apesar de a aldeia ter escola primária na realidade nem todas as crianças da freguesia ali estudam e muitas são transportadas para a vila de Sendim, por opção das famílias. Este ano cerca de uma dezena de alunos será deslocada para Sendim a cerca de 10 quilómetros fazendo viagens em transportes públicos suprtados pelo município.