Nordeste Transmontano

Eleições europeias têm listas digitais que permitem votar em qualquer mesa de voto

Publicado por Glória Lopes em Seg, 2024-04-01 11:21

Este ano, pela primeira vez, estarão disponibilizadas listas digitais que permitem votar em qualquer mesa do país nas eleições europeias, marcadas para 9 de junho. Esta é uma das informações transmitidas no Roadshow: Eleições Europeias 2024, que passou por Bragança, na passada quinta-feira, 21.

As europeias são eleições que influenciam a vida de 447 milhões de habitantes de 27 países estados-membros da UE, o que representa 6% da população mundial.

A cidade de Bragança foi a segunda do país a receber o roadshow que tem a missão de divulgar informação sobre o acto eleitoral para o Parlamento Europeu, e para esse efeito dispõe de um espaço equipado com diversos materiais informativos, como painéis, dinâmicas digitais e dinâmicas de jogos de Educação Não Formal, transversal e acessível a todos que procuram um maior esclarecimento acerca das oportunidades europeias e aprofundar o seu conhecimento acerca do projeto europeu e dos seus valores.

“É uma forma de sensibilizar os jovens para estas eleições. Explicar quem é eleito no Parlamento Europeu, quantos eurodeputados portugueses serão eleitos, explicar o recenseamento, a importância dos valores da União Europeu e dos seus órgãos: Parlamento e Comissão Europeia. Como são tomadas as decisões e como são importantes para o nosso dia a dia”, referiu Sara Monteiro, da Agência Nacional Juventude e Erasmus +.

A importância de votar na Europeias é uma das informações mais sublinhadas pelo Roadshow por ser um momento único para decidir sobre o futuro da União Europeia. O resultado das eleições europeias tem um impacto sobre um grande número de pessoas. O Roadshow 2024 da Agência Nacional vai percorrer os 18 distritos de Portugal Continental, até 19 de abril, e visa a disseminação de informação útil aos jovens e apelando à ação e consciencialização para a importância de fazer ouvir a sua voz e votar.

Assinaturas MDB