Macedense vence dérbi transmontano frente ao Pedras Salgadas e sobe ao terceiro posto
O Grupo Desportivo Macedense começou 2026 da melhor forma, ao vencer, este sábado, a Juventude de Pedras Salgadas por 9-6, em jogo da 10.ª jornada da Série A do Campeonato Nacional de Futsal da 3.ª Divisão, disputado no Pavilhão Municipal de Macedo de Cavaleiros.
O dérbi transmontano trouxe surpresa logo nos primeiros instantes, quando Fábio Sousa colocou o Pedras Salgadas em vantagem. A resposta dos locais não tardou e, ao minuto 2, Pedro Miguel restabeleceu a igualdade, mas Leandro voltou a dar a liderança aos visitantes pouco depois.
Em desvantagem, o Macedense aumentou a intensidade e assumiu o controlo do encontro. Patrick Simão fez o 2-2 aos oito minutos, após boa combinação com Facu, que confirmaria a reviravolta dois minutos mais tarde. O domínio da formação da casa ficou bem patente ainda antes do intervalo, com Banha, aos 11’, e João Pedro, aos 14’ e 17’, a ampliarem a vantagem para 6-2.
No segundo tempo, a equipa de Vila Pouca de Aguiar voltou a entrar melhor e Fábio Sousa reduziu a diferença com dois golos consecutivos, aos 21’ e 22’. Ainda nesse minuto, João Pedro voltou a marcar para o Macedense, na sequência de um canto cobrado por Patrick Erick.
O Pedras Salgadas manteve-se na discussão do resultado, com novo golo de Fábio Sousa, aos 24’, e um autogolo de Pedro Miguel, aos 29’.
A formação macedense acabaria por confirmar o triunfo com os tentos de Vítor Hugo, aos 31’, e Patrick Erick, aos 34’.
Apesar do triunfo, Bruno Angélico admitiu que a exibição do GD Macedense ficou aquém do esperado, sublinhando que a equipa entrou de forma apática em ambos os períodos. “A exibição não foi do nosso agrado. Não entrámos bem no início da primeira e da segunda parte e isso permitiu ao adversário acreditar que poderia conseguir algo mais”, reconheceu o técnico.“É fundamental percebermos que temos de conquistar os três pontos em todos os jogos, independentemente da posição do adversário na classificação”, acrescentou.
Já a pensar na próxima jornada, a última da primeira volta, marcada para 10 de janeiro, o treinador do GD Macedense antevê dificuldades na deslocação ao reduto da ACR Lordelo. “O próximo adversário é muito exigente, tal como todas as equipas da Série A”, alertou Bruno Angélico, sublinhando a necessidade de uma postura mais consistente. “Temos de ser ambiciosos e competitivos, cometendo menos erros, se quisermos continuar na luta pelos nossos objetivos”, concluiu.
Do lado da Juventude de Pedras Salgadas, Daniel Silva destacou a atitude competitiva da sua equipa, apesar das muitas limitações com que se apresentou em Macedo de Cavaleiros. “Sabíamos que seria um jogo muito complicado, numa deslocação difícil e apenas com sete jogadores disponíveis”, afirmou o treinador, lamentando o resultado, mas realçando o lado positivo da exibição. “Estamos tristes com a derrota, mas fica o sentimento de que poderíamos ter causado uma surpresa”, referiu.
Com este triunfo, o GD Macedense ocupa o terceiro lugar da tabela classificativa, com 20 pontos, em igualdade pontual com o Lusitânia de Lourosa. A Juventude de Pedras Salgadas segue no último posto, com apenas um ponto somado em dez jornadas.
Foto: Guilherme Moutinho
