Bragança

Encontro Intermunicipal de Voluntariado quer promover a adesão aos bancos locais

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2022-11-03 09:59

O papel dos bancos locais na promoção e desenvolvimento do voluntariado nas diversas regiões de Portugal, bem como a partilha de constrangimentos e dificuldades que enfrentam estas estruturas, identificando possíveis soluções para obstáculos comuns, são alguns dos temas que estarão sobre a mesa do VIII Encontro Intermunicipal de Voluntariado, que se realiza em Bragança nos dias 3 e 4 de novembro.
A organização da iniciativa é da Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV) que se propõe fomentar “a troca de experiências e boas práticas”, explicou Susana Costa, colaboradora da Confederação, em declarações ao Mensageiro.
Com carácter rotativo por várias cidades, o Encontro tem como objetivo atrair membros da sociedade civil que incentivem o voluntariado, bem como câmaras municipais para, em conjunto, debaterem o assunto. “No Interior há pouca gente e a população é dispersa, pelo que a geografia nacional tem os seus desafios. Às vezes há pessoas que querem fazer voluntariado e não sabem como, nem através de que meios. Estão identificadas dificuldades de comunicação entre as organizações que procuram voluntários e as pessoas que querem ser voluntárias. O encontro pretende mudar isso. A fim de melhorar os bancos de voluntariado, para estarem preparados para estes desafios e, ainda, refletir sobre qual é a melhor forma de chegar aos voluntários e fazer o seu recrutamento”, acrescentou Susana Costa.
A meta passa por analisar como e pode melhorar “a retenção dos voluntários e quais as motivações que apresentam, para chegar a quem até aos que já têm curiosidade, mas nunca aderiram porque não sabem como podem fazê-lo”, vincou a responsável. O mote para o VIII Encontro Intermunicipal de Voluntariado intitula-se: Mobilizar para o voluntariado local: Aprendizagens, Sinergias e Desafios. “Durante a pandemia notou-se um aumento do número de voluntários por haver mais pessoas a querer ajudar em tempos de emergência, porém esse voluntariado foi mais temporário e de emergência. No voluntariado de longa duração houve quebras em alguns pontos do país. As respostas foram diferentes durante a pandemia, dependendo da região “, referiu Susana Costa.
Verifica-se em algumas regiões que há um desajustamento do tipo de oferta aos interessados disponíveis, segundo a análise da Confederação. “O encontro quer responder às dificuldades sentidas pelos técnicos e partilhar, também, as boas práticas”, sublinhou.

Assinaturas MDB