FUTSAL

Fafe vence e quebra ciclo de vitórias caseiras do GD Macedense

Publicado por Guilherme Moutinho em Dom, 2021-10-10 11:35

O Grupo Desportivo Macedense recebeu, este sábado (9), a Associação Desportiva de Fafe em jogo da quinta jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Futsal.

Num duelo eletrizante entre dois candidatos à disputa da 2.ª fase de Apuramento de Campeão, o Fafe garantiu uma importante vitória, por 3-4, pondo deste modo fim ao ciclo de 8 vitórias caseiras do GD Macedense.

A última derrota registada, no Pavilhão Municipal Macedo de Cavaleiros, remonta ao dia 2 de fevereiro de 2020, em jogo relativo à 17.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Futsal (derrota com o Carrazedo e Montenegro, por 8-9).

Com uma estratégia de pressão alta para tentar dificultar a construção macedense, a equipa da AD Fafe anulou as iniciativas do GD Macedense e soube aproveitar as ocasiões, na primeira parte, para marcar dois golos. Dinis, aos 9’, abriu o marcador para os fafenses e Mi, aos 13’, repetiu o feito do seu colega. O GD Macedense reagiu à desvantagem e nos instantes finais reduziu por Vítor Hugo, aos 19’.

No segundo tempo, a equipa da casa equilibrou o jogo através do golo de Patrick, aos 24’. O goleador do GD Macedense culminou uma boa jogada atacante com uma finalização oportuna perante a oposição de Nuno Costa.

A AD Fafe não baixou os braços e regressou à vantagem, aos 34’, através de Bertinho. Festejos efusivos dos jogadores fafenses perante os apupos dos ruidosos adeptos da equipa da casa.

O tempo escasseava e o Macedense dava tudo para minimizar os estragos, com a utilização do quinto homem obrigou aos visitantes a recuar linhas, mas uma perda de bola e o remate pronto de Dinis, perante uma baliza vazia, fizeram o 2-4.

Nos últimos minutos, Vítor Hugo bisou na partida, aos 39’, e atenuou os danos. A possibilidade do empate para o clube de Macedo de Cavaleiros ainda esteve eminente nos segundos finais, mas a intervenção de Nuno Costa ao livre de Vítor Hugo acabou com a pretensão do conjunto da casa em segurar pontos e fugir à derrota.

Isto é matemática pura, sabemos se ganharmos os jogos em casa dá para os seis primeiros lugares, mas não podemos confiar nisso”. Rui Costa, treinador do GD Macedense.

Rui Costa, treinador do GD Macedense, admitiu que a falta de eficácia condicionou a exibição da equipa. “Tivemos mais oportunidades, mas não tivemos a eficácia necessária na finalização para dar a volta ao resultado. Gostei da atitude e intensidade da minha equipa. O jogo foi mais dividido no início, depois o Fafe que aumentou a posse de bola e aproveitou dois erros nossos. Na segunda parte, o Macedense esteve mais em jogo. Tivemos domínio, circulação de bola onde procurámos jogo pelas alas e centro. Obviamente, gerimos o desgaste físico do plantel e nessa fase demos posse de bola ao adversário. Não conseguimos passar para a frente quando o jogo estava empatado e eles conseguiram,” acrescentando que a resposta dos macedenses será pronta, “há mais de um ano que não perdíamos em casa. O futsal é mesmo assim e podíamos ter marcado novamente nos últimos segundos. Os pontos que buscámos ao Bairros cobrem estes. Agora defrontaremos uma equipa profissional como o Marítimo, mas vamos com a ambição de conquistar os três pontos e subir na tabela”.

“Estamos conscientes das nossas intenções, passo a passo lutaremos sempre pelos três pontos. Todos os jogos são finais, quem errar menos está mais próximo de ganhar jogos. Costumo dizer aos meus jogadores que defesas ganham campeonatos e ataques ganham jogos.” Nelo Darque, treinador da AD Fafe.

O treinador da AD Fafe, Nelo Darque, garante que a chave da vitória foi o conhecimento apurado do adversário. “Fizemos, quase, em pleno o que trabalhámos durante a semana. Conhecíamos os pontos fortes e fracos do adversário, não havia novidade para nós, pois já tínhamos jogado no ano passado com eles. Cumprimos à risca tudo o que treinámos e quando não o fizemos sofremos golos. Uma primeira parte muito bem conseguida da nossa parte em que o resultado registado ao intervalo peca por escasso. Entrámos muito mal na segunda parte, perante um Macedense muito melhor. Falámos no banco e reajustámos algumas coisas. Sabemos o que fazemos e trabalhamos. Esse foi o nosso foco durante a semana, demonstrámos que jogamos taco a taco com qualquer equipa e queremos muito ser felizes no final,” assinalou o técnico fafense.

Com este resultado, o GD Macedense cai para a quinta posição da tabela classificativa com os mesmos nove pontos, o Fafe ascende ao terceiro lugar agora com 10 pontos somados.

A próxima e sexta jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Futsal está agendada para 16 de outubro e o GD Macedense tem viagem marcada para a ilha da Madeira onde irá defrontar o Marítimo, às 19h30. A AD Fafe recebe o Saavedra Guedes no dia 17 de outubro, às 17h00.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB