FUTEBOL DISTRITAL

Festa do golo em Bragança vale liderança canarinha

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2021-12-06 11:19

O Grupo Desportivo de Bragança voltou a triunfar, este domingo (05), por 5-2, na receção ao Grupo Desportivo Mirandês, em jogo a contar para a nona jornada do Campeonato Distrital AF Bragança.

Privado do avançado Mantorras, saiu lesionado aos 5’, o Grupo Desportivo de Bragança não demonstrou a contrariedade e, logo aos 9’, ameaçou o guarda-redes Rúben Gonçalves. Paulo Roberto e Fernando Ícaro viram os seus remates esbarrar na muralha defensiva da formação visitante.

A resposta mirandesa não tardou e, aos 16’, um forte pontapé de Francisco Cardoso passou a centímetros do poste da baliza defendida por André Reis.

Depois das ameaças surgiu o golo, aos 21'. Helton Massaro, avançado brigantino, aproveitou um ressalto para disparar a contar. Estava feito o primeiro golo no Estádio Municipal de Bragança.

Aos 41’, surge o segundo golo do Bragança, convertido por Paulo Roberto. Lance polémico, com a equipa mirandesa a pedir falta de Lisboa sobre Francisco Cardoso, na recuperação de bola que origina o contra-ataque mortífero.

Antes do intervalo, aos 43’, Caramba Conté com um disparo forte à entrada da área reduz a diferença e relançou a partida minutos antes da saída para descanso.

Contudo, a festa dos adeptos da casa não tardaria. Um minuto de jogo após o reatar da partida surge o golo de Fabien Capelo. Uma “bomba” do meio da rua a culminar um bom trabalho ofensivo dos brigantinos.

Com a partida vibrante e com cada lance disputado no limite, o Grupo Desportivo Mirandês voltou ao jogo à passagem do minuto 48. O brasileiro Cleyson Santos colocou o resultado em 3-2 na conversão de um livre direto.

Aos 62’, numa jogada de Fernando Ícaro pela direita surge o quarto golo dos canarinhos, o brasileiro tocou para o meio e Paulo Roberto aproveitou para assinar o bis na partida.

Nos minutos finais, o Bragança em clara vantagem física e renovado pelas substituições acentuou o domínio e o quinto golo parecia uma questão de minutos. Esta ideia for confirmada, aos 91’, por Fernando Ícaro. O brasileiro aproveitou um livre cobrado por Marco Trigo para selar a vitória com um chapéu a Rúben Gonçalves.

No rescaldo do encontro, teve a palavra Lopes da Silva. O técnico do Bragança mostrou-se agradado com o resultado e com a exibição. “Efetuámos um bom jogo, talvez um dos melhores da época contra um adversário difícil e bem organizado. Tivemos uma postura diferente do encontro anterior, somos uns justos vencedores e esperamos contar com esta dinâmica nos próximos jogos. O árbitro errou como todos erram e não digo isto porque ganhei. O futebol é constituído por erros e acertos, mas nada pode contestar a nossa vitória,” acrescentando que “o nosso plantel é grande em número e qualidade, podemos trocar de jogadores sem baixar os níveis de rendimento. É importante ganhar e jogar com qualidade, é para isso que trabalhamos diariamente. Tenho confiança em todos os meus jogadores”.

Vítor Fernandes, treinador do GD Mirandês, lembrou as dificuldades vividas no seio do plantel e lamentou a exibição do árbitro Valter Pino. “A minha equipa tem passado muitas dificuldades, mas estivemos aqui de cabeça erguida e tenho de dar os parabéns aos meus jogadores. Demonstrámos o nosso futebol, princípios e ideias de jogo. Fomos, em grande parte do jogo, superiores ao Bragança, especialmente na primeira parte. Tenho pena é que a Associação de Futebol de Bragança pareça estar a dormir ao nomear este árbitro para um encontro destes. Jurei não falar de arbitragens, mas depois do que vi é inevitável. Houve duas equipas a "dar espetáculo", enquanto a equipa de arbitragem não esteve à altura do jogo e prejudicou ambas as equipas. Os erros de arbitragem condicionaram o jogo, principalmente no lance do segundo golo do Bragança. Lutamos diariamente contra diversas contrariedades, como lesões e a Covid-19, o que não facilita os treinos e isso reflete-se nos jogos. A minha equipa é jovem num plantel em construção, mas garantimos lutar em todos os campos pelos três pontos”.

Com este resultado, o GD Bragança mantém a liderança com 25 pontos, seguido por Rebordelo com 24 pontos. A turma de Nuno Loureiro bateu o Carção com um bis de Ronaldo e não desarma na luta pelo título distrital.

O Campeonato regressa no próximo domingo, dia 12 de dezembro, com a 10.ª jornada. O líder Bragança visita o FC Vinhais, orientado por Nuno Fernandes que reforçou o seu lugar no pódio com a vitória em Vimioso, por 1-3.

Fotos: Guilherme Moutinho

 

Campeonato Divisão de Honra Pavimir AF Bragança 2021/22 9.ª Jornada

 

Águia FC Vimioso - FC Vinhais                    1-3

FC Carrazeda - Vila Flor SC                        1-3

GD Bragança - GD Mirandês                       5-2

ADC Rebordelo-CDC Carção                      2-0

GD Sendim-AE Africanos                            3-0

Minas de Argozelo- GD Moncorvo              1-3

 

Classificação

                                                               J              V             E             D             P

1.º GD Bragança                                    9             8             1             0              25

2.º ADC Rebordelo                                9             8             0             1              24

3.º FC Vinhais                                       8             6             1             1              19

4.º GD Sendim                                      9             4             2             3              14

5.º GD Mirandês                                   7             3             2             2              11

6.º CDC Carção                                    9             3             1             5              11

7.º Minas de Argozelo                          9             3             1             5              10

8.º Águia FC Vimioso                           8             2             3             3              9

9.º Vila Flor SC                                    7             2             1             4              7

10.º GD Moncorvo                               9             1             3             5              6

11.º AE Africanos                                 8             1             2             5              5

12.º FC Carrazeda                               9             0             0             9              0

 

Próxima jornada 10.ª 12/12/2021

FC Vinhais-GD Bragança; Vila Flor SC-Águia FC Vimioso; GD Mirandês-GD Sendim; AE Africanos-ADC Rebordelo; CDC Carção-Minas de Argozelo e FC Carrazeda-GD Moncorvo.

 

Ficha

GD Bragança                                   5

 

GD Mirandês                                    2

 

Estádio Municipal de Bragança

Árbitro: Valter Pino

GD Bragança: André Reis; Veiga, Macky, Michel, Adolfo (Silas 85’), Fabien Capelo (Marco Trigo 85’) , Lisboa (Ruizinho 71’), Nuninho (Ruizinho 73’), Mantorras (Fernando Ícaro 5’), Paulo Roberto (Luccas 85’) e Hélton.

Treinador: Lopes da Silva.

GD Mirandês: Rúben Gonçalves; Ramon, Zacarias, Vinícius (Razminia 64’), Francisco Cardoso, Caramba Conté, Alexandre Soares (Diogo Gomes 45’), Magalhães, Cleyson Soares, Jorge Barros (Ricardo Diz 64’) e Gancho (Guilherme Moreira 83’).

Treinador: Vítor Fernandes.

Golos: Helton Massaro (21’), Paulo Roberto (40’ e 62’), Fabien Capelo (46’) e Fernando Ícaro (91’); Caramba Conté (43’) e Cleyson Santos (48’).

 

Assinaturas MDB