Nordeste Transmontano

Granizo deixou um rasto de milhares de euros de prejuízo nos soutos de Vinhais

Publicado por Glória Lopes em Seg, 2023-06-05 09:43

A trovoada de granizo destruiu soutos e vinhas em várias aldeias do concelho de Vinhais na tarde da passada quinta-feira. Também se registaram estragos na aldeia de Santulhão, no concelho de Vimioso. Ontem a queda intensa de chuva provocou estragos avultada em várias freguesias de Macedo de Cavaleiros, como Cortiços, Cernadela e Carrapatas.
As freguesias de Vilar Seco de Lomba e Edral são as mais afetadas. Estima-se que os prejuízos sejam de milhares de euros, principalmente na produção de castanha do próximo outono.
O presidente da Câmara de Vinhais, Luís Fernandes, descreve a trovada como “muito localizada” a algumas zonas do concelho, ainda que tenha afetado várias aldeias. “Há muitos estragos nos soutos e nas vinhas, principalmente, bem como danos caminhos rurais.
No mesmo dia a queda intensa de chuva provocou uma enxurrada de lama em Santulhão, no concelho de Vimioso, que destruiu as culturas de legumes, batatas e vinhas, bem como danificou ruas e o polidesportivo. “Há casos de perda total das culturas. A água era muita e arrastou lama que invadiu o polidesportivo e levantou a calçada de ruas”, descreveu o presidente da junta de freguesia, Jorge Gonçalves.

Assinaturas MDB