FUTEBOL FORMAÇÃO

Incidentes nos minutos finais marcam triunfo do SC Mirandela em Macedo

Publicado por Guilherme Moutinho em Sáb, 12/13/2025 - 18:45

O encontro entre o CA Macedo de Cavaleiros e o SC Mirandela, referente à 9.ª jornada do Campeonato Distrital de Sub-18, disputado este sábado no Sintético do Estádio Municipal de Macedo de Cavaleiros, terminou com a vitória do conjunto mirandelense por 1-3, mas ficou marcado por incidentes já no final da partida.

Os confrontos ocorreram após o terceiro golo do SC Mirandela, apontado ao minuto 89. Na sequência dos festejos da formação visitante e de algumas trocas de palavras, registaram-se cenas lamentáveis, com agressões entre jogadores de ambas as equipas e a invasão do terreno de jogo por alguns adeptos. Na sequência desses incidentes, o árbitro António Tiago exibiu cartão vermelho direto a Afonso Ribeiro, do Macedo de Cavaleiros, e a Rodrigo Damasceno e Chelas, ambos do SC Mirandela.

Um desfecho que não dignifica o futebol de formação distrital, numa partida entre dois emblemas assumidamente candidatos ao título de juniores. Com este triunfo, o SC Mirandela reforçou a liderança isolada da classificação, somando 24 pontos, mais cinco do que o Macedo de Cavaleiros, segundo classificado.

No plano desportivo, a equipa da casa entrou determinada, ciente da necessidade de pontuar para reduzir distâncias na tabela, criando algumas situações de perigo nos minutos iniciais. Contudo, o SC Mirandela manteve-se organizado e, a explorar o erro adversário, inaugurou o marcador logo aos 9 minutos, numa transição rápida concluída por Chelas, que fez o 0-1.

Em vantagem, os visitantes passaram a assumir maior controlo e critério na circulação de bola. Ainda assim, o Macedo de Cavaleiros chegou à igualdade aos 37 minutos, por intermédio de Tomás Sousa, na conversão de um livre direto, num lance no qual o guarda-redes mirandelense João Oliveira não teve a melhor abordagem, tendo ficado a dúvida se a bola ultrapassou totalmente a linha de golo.

Antes do intervalo, aos 42 minutos, o SC Mirandela voltou a colocar-se na frente do marcador, com Rodrigo Teixeira a finalizar com um remate em arco, sem hipóteses para o guardião Tomé.

No segundo tempo, o Macedo de Cavaleiros esteve perto de novo empate, aos 52 minutos, quando Gabi acertou no poste. O resultado acabaria por ficar fechado já ao minuto 89, com Vinhais a confirmar a vitória mirandelense, após assistência de Nicolau Vaz.

No final da partida, Acácio Bispo, treinador do Macedo de Cavaleiros, considerou que “foi um jogo que juntou as duas melhores equipas do campeonato, algo que ficou bem patente em campo”. O técnico reconheceu que “a eficácia e a sorte não estiveram do lado macedense”, sublinhando que “os dois golos sofridos resultam de erros infantis que custaram o resultado”, lamentando ainda os incidentes finais, que classificou como “situações a lamentar, mas normais em jovens com os nervos à flor da pele”.

Já Ricardo Martins, treinador do SC Mirandela, destacou o equilíbrio do encontro, referindo que “foi um jogo muito disputado, com duas equipas a procurar a vitória”. O técnico mirandelense admitiu que a sua equipa foi “feliz ao marcar cedo”, classificou o golo do empate como “controverso” e lamentou igualmente o que aconteceu no final, “num momento de grande confusão e muitos nervos”.

A competição prossegue no próximo sábado, dia 20 de dezembro, com o Macedo de Cavaleiros a receber o Moncorvo e o líder SC Mirandela a deslocar-se ao terreno do Vinhais.

Fotos: Guilherme Moutinho

.

.

.

.

Assinaturas MDB