Macedense bate Viseu 2001 com reviravolta (com galeria)
O Grupo Desportivo Macedense recebeu e venceu o Viseu 2001/Palácio do Gelo, por 5-4, alcançando a primeira vitória, ao cabo de duas jornadas, na Série 2 da Fase de Manutenção e Descida do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Futsal.
A equipa de Rui Costa, que não contou com o castigado Zé João, entrou bem em jogo procurando, sempre que possível, surpreender através de ataques rápidos o conjunto viseense.
Apesar da superioridade demonstrada no capítulo da posse de bola e oportunidades criadas, o conjunto macedense acabaria por sofrer o primeiro golo, aos 16’, por Rafael Marques, a aproveitar uma excelente assistência de Alexandre Lopes.
No regresso dos balneários, a equipa visitante entrou melhor e aumentou a vantagem com o bis de Rafael Marques, aos 21’.
Em desvantagem, os locais não baixaram os braços e marcaram, aos 24’, por Riquinho. Aos 26’, Carlos Pires empatou a contenda a passe de Riquinho.
No mesmo minuto, Pedro Amaral, de ângulo apertado, voltou a dar vantagem aos homens do Viseu 2001.
Com um futsal empolgante e a fazer as delícias dos adeptos, o Macedense voltou a empatar (3-3) com um toque subtil de Richie, aos 27’. Aos 35’, o entendimento entre Pauleta e Riquinho iria resultar no golo do brasileiro. O 5-3 surge, aos 37’, a coroar a resiliência de Richie numa jogada de insistência.
O conjunto de Rui Almeida iria fixar o resultado em 5-4, aos 40’, com o golo do capitão Teixeira.
No final da partida, Rui Costa frisou a importância dos pontos conquistados. “Pecámos na finalização, numa fase inicial da partida, e, em contrapartida, o adversário foi eficaz. No intervalo, fiz notar aos meus jogadores que mantendo a intensidade conseguiríamos 'dar a volta' ao resultado. Com essa convicção e a atitude necessária, aumentámos o rendimento e conseguimos alcançar a reviravolta. Amealhar pontos nesta fase é de suma importância, onde os primeiros jogos são sempre complicados”.
O técnico Rui Almeida, que comandou a equipa da bancada por entraves burocráticos, teceu críticas à atitude dos seus jogadores. “Não gostei da exibição da minha equipa. Fizemos uma primeira parte rigorosa, onde fomos organizados e concentrados. No segundo tempo entrámos muito bem, com um golo cedo, mas depois não respeitámos o adversário. Quem conhece a gente de Macedo, sabe que é até ao fim. Temos de trabalhar mais, exijo mais intensidade e humildade para atingirmos o objetivo da manutenção”.
Alcançados os primeiros pontos na competição, o Macedense prepara agora a receção ao Amarense, enquanto o Viseu 2001 visita o AMSAC. As partidas da jornada 3 estão agendadas para o dia 11 de fevereiro.
Fotos: Guilherme Moutinho