FUTSAL

Macedense perde dérbi transmontano e cai para zona de despromoção

Publicado por Guilherme Moutinho em Dom, 03/23/2025 - 12:58

O Grupo Desportivo Macedense somou a quinta jornada consecutiva sem vencer no Campeonato Nacional de Futsal da 2.ª Divisão, ao perder este sábado, em casa, por 1-2, frente aos Amigos de Cerva, em jogo da sexta jornada da Série 1 da Fase de Manutenção e Descida. Com este resultado, a equipa de Macedo de Cavaleiros caiu para a zona de despromoção.

O dérbi transmontano colocava frente a frente duas equipas em busca de pontos preciosos na luta pela permanência, num jogo em que o Macedense teve mais iniciativa e dispôs das melhores oportunidades. No entanto, foram os visitantes a inaugurar o marcador, aos 12 minutos, por intermédio de Nuno Faria, que aproveitou uma desatenção defensiva na sequência de um canto cobrado por Cristiano.

A resposta dos da casa foi rápida, com Netynho a restabelecer a igualdade pouco depois (13'), através de um remate forte após uma reposição lateral de Carlos Pires, não dando hipóteses ao guarda-redes adversário.

O golo decisivo surgiu na segunda parte, aos 34 minutos, por Igor, que aproveitou nova distração defensiva do Macedense num lance de bola parada.

Nos minutos finais, a equipa da casa pressionou em busca do empate, mas a ineficácia na finalização impediu que somasse pontos neste confronto direto.

No final da partida, Bruno Angélico, treinador do Macedense, não escondeu a sua insatisfação: "Os pontos sempre valem, mas agora cada vez mais. Estamos a chegar à 'reta final' e a margem de erro é menor. O resultado foi completamente injusto. Cometemos dois erros em bolas paradas e sofremos dois golos. Criamos muito, trabalhamos muito e merecíamos mais sorte. Sei que a sorte também se constrói com competência, mas este grupo trabalha imenso e tenho a certeza de que, no fim, quem vai fazer a festa seremos nós. Temos de manter a concentração em todos os momentos do jogo. Quem manda três ou quatro bolas ao poste, como nós fizemos, tem de conseguir materializar o seu caudal ofensivo. Vamos continuar a trabalhar para inverter esta fase negativa e acredito que, dentro de 15 dias, a sorte nos sorrirá."

Já João Nuno, técnico dos Amigos de Cerva, destacou a importância dos três pontos, mas frisou que ainda há muito campeonato pela frente: "As duas equipas vivem um momento difícil, mas ainda nem terminou a primeira volta. Há muitos pontos em disputa e é preciso continuar a lutar. Conseguimos um triunfo importante, mas a luta continua. Gostava que tanto nós como o Macedense conseguíssemos garantir a manutenção, pois somos equipas do interior e sabemos das dificuldades."

Com este desfecho, o Macedense caiu para o sétimo lugar, com três pontos, enquanto os Amigos de Cerva somam seis e ocupam a sexta posição. A competição regressa a 5 de abril, com o Macedense a deslocar-se ao reduto do Arsenal da Maia, segundo classificado, e os Amigos de Cerva a receberem a ADR Retaxo, lanterna-vermelha da tabela.

Fotos: Guilherme Moutinho

.

.

.

Assinaturas MDB