Nordeste Transmontano

Ministra garante que empresas do Interior vão ter avisos próprios para se candidatarem aos fundos do novo Quadro

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2022-08-04 12:23

As empresas do Interior do país vão continuar a beneficiar de avisos específicos para este território para se poderem candidatar a Fundos do próximo Quadro Comunitário de Apoio, que vigora até 2030.

A garantia foi deixada pela  Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, no passado dia 27, em Macedo de Cavaleiros, na primeira das Agendas para o território, organizadas pelos deputados socialistas eleitos pelo distrito de Bragança, Sobrinho Teixeira e Berta Nunes, e que juntou empresários, governantes e autarcas a discutirem os problemas da região.

“Nos últimos dois anos abrimos avisos dedicados e em contínuo para os territórios do interior e 60 por cento dos apoios que demos para ciência no interior foram concedidos nos últimos dois anos. Ou seja, o facto de termos avisos dedicados para territórios do Interior, de estarem abertos praticamente todo o ano, levou a que as empresas, a academia, preparassem melhor os seus projetos e a que houvesse uma procura bastante significativa, que nos deixou muito felizes e que, no Portugal 2030, queiramos manter aquilo que resultou.

Também criámos programas específicos para territórios do Interior. Falo, por exemplo, do + Coeso Emprego, que resultou muito para os territórios do Interior.

O que queremos fazer é que, aquilo que resultou e teve uma procura muito grande e essa procura revela que as medidas estavam adequadas às necessidades, manter essas medidas, manter esses procedimentos e, depois, trabalhar com o território e perceber o que de facto, em termos de política pública nacional, temos de adaptar para cada território, pois é isso que é coesão territorial”, frisou Ana Abrunhosa.

(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)

Assinaturas MDB