Morreu Hirondino da Paixão Fernandes autor da Bibliografia do Distrito de Bragança
Morreu aos 93 anos Hirondino da Paixão Fernandes, destacado investigador e homem de letras transmontano, natural da aldeia do Parâmio, no concelho de Bragança.
Antigo deputado na Assembleia da República entre 1965 e 1969, licenciado em Filologia Românica pela Universidade de Coimbra e professor do ensino secundário, Hirondino da Paixão Fernandes destacou-se como investigador e autor da Bibliografia do Distrito de Bragança, obra com 10 volumes a que dedicou mais de 50 anos.
No seu vasto currículo como homem de letras e erudição há outras publicações como O Folclore do Parâmio.
“A Bibliografia do Distrito de Bragança é um ousado empreendimento feito de estudiosa e diligente aplicação, de erudito saber, de um imenso amor pela terra, pela gente e pela memória dos seus gestos e da sua passagem ao longo dos séculos, desde os anos mais remotos em que foi possível perscrutar notícia escrita ou simples registo documental. (...) Trata-se de uma obra extraordinária no panorama bibliográfico português (...) Nenhuma outra região possui um levantamento assim ordenado, e tão pormenorizamente indexado, da documentação arquivada, com os nomes das pessoas, dos lugares, dos factos, oferecendo um acesso esclarecido e fácil a quase toda a sua memória histórica. (...), pode ler-se no prefácio.
Hirondino da Paixão Fernandes foi ainda diretor da Escola Secundária Industrial e Comercial de Bragança (atualmente Escola Secundária Abade de Baçal) e antigo colunista do Mensageiro de Bragança.
O velório realiza-se amanhã na Igreja da Misericórdia a partir das 14h00 e a cerimónia religiosa está marcada para as 15h00. O corpo segue para o crematório de Valpaços.
A redação do Mensageiro endereça sua solidariedade e condolências à família de Hirondino da Paixão Fernandes.