Obras do Museu do Território de 2 milhões de euros já começaram
As obras de construção do futuro Museu do Território de Mogadouro, a instalar no centro histórico, já arrancaram e vão custar cerca de 2,1 milhões, avançou o presidente da Câmara.
“Mogadouro dispõem de vários equipamentos mas tinha em falta, no plano cultural, a criação de um museu para albergar todo o espólio arqueológico e histórico do concelho, que se encontra espalhado por vários locais, como é o caso da Sala Museu de Arqueologia. Este [museu] será um equipamento completo e que pretende atrair visitantes a esta cidade”, explicou António Pimentel (PSD).
De acordo com o autarca deste concelho, o futuro museu segue em linha com um projeto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) para a criação de um conjunto de museus territoriais, iniciativa à qual o município de Mogadouro se candidatou.
O prazo para a construção deste museu é de 730 dias.
António Pimentel lembrou que o imóvel que acolherá o futuro museu, que fica na zona histórica da cidade junto ao castelo templário, igreja matriz e capela da misericórdia, foi doado por um particular, em 2002, ao município.
“Tendo Mogadouro passado à categoria de cidade, este é mais um equipamento cultural, histórico e etnográfico para atrair visitantes e dar a conhecer a história e pré-história deste concelho”, indicou.
