PAN quer Mirandês na Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade
O PAN apresentou um projeto de resolução na Assembleia da República para propor que a língua mirandesa seja candidata à Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade que necessita de Salvaguarda Urgente da UNESCO.
A proposta foi sujeita a votação e acabou chumbada pelo Partido Socialista (PS), mas contou com os votos favoráveis do PSD, Chega, Iniciativa Liberal, Bloco de Esquerda e PAN.
Para o PAN a proteção do Mirandês “é urgente”, e não seria o primeiro património cultural português a figurar nesta lista, pelo que esta já conta com o fabrico tradicional de chocalhos e com o processo de fabrico da louça negra de Bisalhães.
No projeto de resolução o PAN destaca que existem apenas cerca de 3500 pessoas que conhecem a língua. “A este ritmo, assistiremos nas próximas décadas à continuação do desaparecimento do Mirandês, culminando na sua extinção”, lê-se no documento.
Destacam ainda que no mundo linguístico, os séculos XX e XXI têm sido marcados pelo desaparecimento de línguas minoritárias pelo mundo fora, devido à integração e uniformização linguística presente nos meios de comunicação e das novas tecnologias de informação e comunicação, levando à subjugação das línguas dominadas pelas línguas dominantes. “Estima-se que desaparecem em média 25 línguas por ano. Por este andar o Mirandês irá juntar-se ao ‘’clube’’ das línguas extintas, pelo que é da nossa responsabilidade a proteção, valorização e disseminação desta língua para que esta não seja perdida”, refere o PAN.