Rui Muga e Carla Martinho repetem vitória na Meia Maratona das Cantarinhas (com galeria)
Rui Muga e Carla Martinho sagraram-se vencedores da 2.ª edição da Meia Maratona das Cantarinhas, neste domingo, repetindo assim a sua conquista na primeira edição, em 2022, onde também terminaram em primeiro lugar.
O atleta do CA Macedo de Cavaleiros demonstrou uma notável determinação diante da forte concorrência presente na atual edição da Meia Maratona das Cantarinhas, ao superar nomes como João Almeida (RC Águeda), Rui Teixeira (Sporting CP) e Ricardo Dias, atual campeão regional do Norte de corta-mato e embaixador da prova.
Rui Muga completou os 21 quilómetros do percurso em 1:06:55 hora, melhorando em cinco segundos o seu tempo da edição anterior. “O nível competitivo esteve mais alto que no ano passado. Receávamos a prestação do Rui Teixeira, o atleta com mais palmarés em prova, mas eu e o João Almeida, aos 17 km, tomámos a frente da corrida. A partir daí, foi gerir a prova com algum esforço. Estou extremamente satisfeito com uma vitória decidida nos detalhes. Para o ano cá estarei com a mesma ambição de sempre,” afirmou o atleta de Mogadouro.
A prova contou com 1872 atletas inscritos, número que surpreende Rui Muga. “Este número surpreende atletas como eu, que começaram em 2006, quando havia poucas provas e poucos competidores. É com grande satisfação que observo o Ginásio Clube de Bragança (GCB) a encher autocarros com atletas de diferentes faixas etárias para participarem em várias competições. É assim que construímos o futuro da modalidade”.
A preparação de Rui Muga para o Campeonato do Mundo de Corrida de Montanha, que terá lugar em Innsbruck, na Áustria, nos próximos dias 6 a 10 de junho, mostra sinais positivos. “Estou numa das melhores formas da minha carreira. Sinto-me preparado e espero contribuir com bons resultados para Portugal”.
No setor feminino, Carla Martinho, da RC Águeda, repetiu o sucesso da edição anterior, mesmo enfrentando algumas dificuldades. "Sinto-me imensamente feliz em Bragança, onde conquistei a vitória nas duas edições da Meia Maratona das Cantarinhas. Apesar do cansaço, consegui superar os desafios e alcançar a vitória", afirmou a atleta, que completou a prova com o tempo de 01:16:42 hora.
“Trás-os-Montes está em destaque no atletismo e o mais importante é testemunhar o grande número de jovens envolvidos na prática desportiva. Isso é um sinal positivo para o futuro da modalidade. Espero regressar no próximo ano, independentemente do resultado, pois desejo reviver a felicidade que encontro em Bragança,” frisou Carla Martinho.
Na categoria dos 10 quilómetros, Marcelo Gonçalves, do GDR Granja, alcançou a vitória masculina, enquanto Andreia Santos, campeã mundial nos 10 km de corta-mato e representante do Feirense, conquistou o primeiro lugar no feminino.
No desafio dos 5 quilómetros, o brigantino Rui Cortinhas, do GCB, cruzou a linha de meta em primeiro lugar, enquanto Elisa Vara foi a melhor entre as mulheres.
Nas provas adaptadas, na modalidade de 10 km em cadeira de rodas, o vencedor foi Eduardo Bacalhau.
A organização do evento esteve a cargo do Ginásio Clube de Bragança, em colaboração com o Município de Bragança. Adélia Sendas, presidente do GCB, mostrou-se extremamente satisfeita com o número recorde de participantes na prova. “Ultrapassámos os 1900 inscritos, o que é um número excelente. Estamos extremamente gratos pela participação massiva. Além disso, conseguimos garantir a presença de vários atletas de renome nacional, tanto na meia maratona como na prova dos 10 quilómetros”.
Esta edição também incluiu as populares corridas jovens, que tiveram uma grande adesão, além da habitual caminhada que também atraiu muitos participantes. “A nossa aposta nas provas jovens foi muito bem-sucedida, conseguindo reunir cerca de 700 crianças a participar nas corridas. O GCB conseguiu tornar o atletismo uma modalidade atrativa para os mais jovens, promovendo não apenas a corrida, mas também a prática desportiva, em geral. A nossa dedicação à formação é evidenciada pelos três treinadores com formação especializada e pelo envolvimento de mais de 50 jovens inscritos”.
A terceira edição já está confirmada e o objetivo é manter o nível de excelência e rigor demonstrado nas edições anteriores. “Para 2024, desejamos continuar a promover o bom acolhimento a todos os participantes, proporcionando uma experiência animada e impactante,” avançou Adélia Sendas.
Por parte da autarquia, Hernâni Dias, presidente do Município de Bragança, elogiou a iniciativa. “Este ano conseguimos bater o recorde de inscrições, com aproximadamente 1900 pessoas, comprovando efetivamente que esta aposta é um sucesso. Esta colaboração entre o GCB e o Município de Bragança demonstra cada vez mais a necessidade de promover o desporto”.
“Este é um evento marcante, não apenas em termos desportivos, mas também na promoção do território, contribuindo para que Bragança se destaque a nível turístico, económico e social,” concluiu o autarca.
Fotos: Guilherme Moutinho