Bragança

Trabalhadores da Faurecia dois dias em greve por aumento extraordinário de 90 euros nos salários

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2022-11-10 10:47

A luta por melhores salários está na origem da greve dos trabalhadores da Faurécia – Sistemas de Escape Portugal, SA, que hoje e amanhã estão concentrados em frente à fábrica de Bragança em forma de protesto.
O SITE-Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Norte está a avançar que a adesão à greve foi de 65% a 70% no turno da noite e durante esta manhã está em 65%. “Amanhã, sexta-feira, temos conhecimento que o impacto será maior. Temos noção que dois dias de greve saem caro aos trabalhadores, mas queremos passar uma mensagem de firmeza e de determinação a quem gere os milhões”, indicou Rui Pereira delegado do SITE.
A fábrica tem atualmente cerca de 450 trabalhadores. A revindicação pelo aumento dos ordenados já tinha motivado outro protesto em julho. “Estamos a reivindicar o mesmo que esteve na base da greve de 7 de julho, ou seja o aumento real e extraordinário do salário em 90 euros”, explicou Rui Pereira.
A subida da inflação tem contribuído para o aumento generalizados dos preços dos banes alimentares, da energia e de outros produtos o que se traduz “num aumento das dificuldades dos trabalhadores muitos dos quais recebem o salário mínimo”, referiu o sindicalista sublinhando que “com a conjuntura atual é difícil chegar ao fim do mês”.
Após a greve de julho o sindicato reuniu-se várias vezes com a direção da Faurecia, mas chegaram a acordo sobre o aumento extraordinário dos salários. “A resposta foi sempre um redondo não, alegando que são políticas do grupo e da multinacional e que cá em Portugal se pautam pelo salário mínimo”, lamentou Rui Pereira.

Assinaturas MDB