TÉNIS DE MESA

União e maior atitude competitiva foi a fórmula da reviravolta épica do CTM Mirandela

Publicado por Fernando Pires em Seg, 2023-06-05 10:25

O CTM Mirandela conseguiu uma reviravolta épica na meia-final do Play-Off do campeonato nacional da primeira divisão feminina e está apurado para disputar a final com o Sporting. Depois de ter perdido o primeiro jogo da meia-final, nos Açores, frente ao Juncal, a equipa mirandelense estava obrigada a vencer dois jogos no fim-de-semana, no seu pavilhão e acabou por conseguir a cambalhota na eliminatória, vencendo, no sábado, por 3-1 e no domingo por 3-0.

Com isso garantiu um lugar da final, onde vai defrontar o Sporting, para a atribuição do título nacional da época 2022/2023. Para a treinadora da equipa, Xie Juan, esta reviravolta teve muito de tático, na formação das equipas, mas principalmente uma nova atitude das atletas, ao contrário do que tinha acontecido nos Açores. “A formação faz parte e é importante, mas o importante é jogar bem e as nossas jogadoras, este fim-de-semana, estiveram muito concentradas e muito unidas e acabamos por passar com justiça”, diz.

Do lado do Juncal, o treinador, Luís Sousa, admite que tinha uma réstea de esperança de poder estar na final, mas considera que o CTM Mirandela foi mais forte. “Estamos a falar de uma equipa muito jovem, tenho duas atletas de sub/15, contra uma equipa muito experiente do Mirandela com atletas na seleção sénior e tínhamos a noção que seria muito difícil, mas como ganhamos o primeiro jogo, havia a restea de esperança de aqui correr bem como correu lá, mas não aconteceu, elas foram mais fortes e estão de parabéns”, afirma.

Inês Matos, atleta do CTM Mirandela, tinha dito, no lançamento dos jogos com o Juncal, que seriam os dois jogos das suas vidas e não se enganou. “Sabíamos que tínhamos de dar tudo, depois da derrota nos Açores, e acamo por nos unir como sempre fazemos e acabamos por ganhar”. Inês acabou mesmo por ganhar à atleta estrangeira do juncal Tatiana Garnova. “Já tinha perdido quatro vezes com ela, esta época, mas desta vez consegui ganhar e fico feliz por ter ajudado a equipa a chegar à final”

Matilde Pinto, diz que a fórmula desta reviravolta esteve na união de toda a equipa. “Sentimos que nos Açores não conseguimos dar o nosso melhor como equipa, pelo que tínhamos de dar o nosso melhor para podermos estar na final e felizmente conseguimos”, refere.

Agora, segue-se a final com o Sporting que eliminou, na outra meia-final, o União Sebastianense. O título será atribuído à equipa que vencer duas partidas. A primeira acontece já na quinta-feira, 8 de junho, em Lisboa. O segundo jogo está agendado para sábado, 10 de junho, em Mirandela e, se houver necessidade de um terceiro encontro, também será em Mirandela, no dia 11 de junho, domingo, uma vantagem adquirida pelo CTM pelo facto de ter ficado em primeiro lugar na fase regular.

A equipa da cidade do Tua procura conquistar este troféu pela 23ª vez na sua história.

Assinaturas MDB