Diocese

Abertura do Ano Litúrgico e Pastoral decorre na Catedral e com medidas de proteção

Publicado por Redação em Qui, 2020-11-12 10:01

No próximo dia 28 de Novembro, véspera do I Domingo do Advento, a Diocese de Bragança-Miranda abre o Ano Litúrgico-Pastoral, na Catedral, em Bragança.
O momento servirá também para apresentar o Projeto Pastoral da Diocese para o triénio de 2020-2023.
Assente no tema «Uma Igreja serva que educa, celebra e festeja», o Projeto Pastoral «é orientado, iluminado e concretizado com a Jornada Mundial da Juventude que se realiza em Portugal em 2023 e tem como tema uma passagem do Evangelho de São Lucas sobre à visita da Virgem Maria à sua prima, Santa Isabel, mãe de São João Batista, “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39).», salienta o Pe. José Bento Soares.
De acordo com o Vigário Episcopal para a Ação Pastoral, neste ano litúrgico e pastoral de 2020-2021, a Diocese “desafia-se a iniciar o caminho na fé da Igreja tendo por base a missão: Igreja é Missão, sendo uma Igreja serva, que educa, celebra e festeja”, frisa.
“Queremos ter a ousadia e a criatividade pastoral de repensar objetivos, estruturas, estilo e métodos evangelizadores para ‘transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda estrutura eclesial se tornem um canal proporcionado mais à evangelização do mundo atual que à auto-preservação’ (EG 27). No primeiro ano deste novo itinerário, queremos sublinhar uma Igreja Una e Santa, onde os destinatários preferenciais serão as crianças”, adianta o sacerdote.
Atividade pastoral com convidados e medidas restritas
Este ano, devido à pandemia da Covid-19, a Abertura do Ano Litúrgico-Pastoral está limitada a um número restrito de participantes (previamente convidados): membros conselheiros do Conselho Pastoral Diocesano, clero, conferencistas e um representante de cada congregação, secretariado, serviço e comissão diocesana.
Será implementado o plano de prevenção e segurança em vigor na Catedral, nomeadamente com a presença de equipas de acolhimento à entrada (avaliação da temperatura corporal). O distanciamento será assegurado e o uso de máscara é obrigatório durante toda a cerimónia. Não estão previstos quaisquer momentos de convívio.

Programa Completo:
09h30 – Acolhimento
10h00 – Oração – Hora Intermédia
10h15 – Abertura por D. José Cordeiro
10h30 – Apresentação do Projeto Pastoral 2020-2013 e do Plano Pastoral 2020-2021 - Pe. José Bento Soares
11h00 – Reflexão sobre a catequese em tempo de pandemia - Ir. Arminda Oliveira
11h20 – Estudo de caso sobre a formação de catequistas pro virtual – Dr.ª Ivone Calado - Experiência na paróquia de São João Batista – UP Senhora das Graças
11h45 – Apresentação do Mosteiro Trapista de Santa Maria, Mãe da Igreja
12h00 – “Faz Missão – JMJ Lisboa 2023” – Pe. Manuel Rodrigues
12h15 – Oração do Angelus
12h30 – Encerramento

Assinaturas MDB