Baixo Sabor

Associação de municípios quer criar uma bio-região

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2021-12-02 10:32

A Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS) pretende certificar os quatro concelhos abrangidos numa bio-região para manter a autenticidade de um território rural onde “abundam bioprodutos” agrícolas, explicou o presidente daquele organismo intermunicipal.

“Pretendemos trabalhar num projeto para a criação de uma bio-região e esperamos que este anseio venha a ser uma realidade para todo o território dos Lagos do Sabor, que abrange quatro concelhos. Estamos a promover uma candidatura a nível europeu que terá de cumprir alguns requisitos. Este é um território rural onde abundam os bioprodutos pelo facto de ainda se manterem práticas agrícolas ancestrais”, explicou Eduardo Tavares.

Os Lagos do Sabor abrangem os concelhos de Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, numa área de 2.300 quilómetros quadrados que resultam da albufeira da barragem do Baixo Sabor.

Segundo um documento, a que o Mensageiro teve acesso, as bio-regiões consistem em áreas geográficas onde agricultores, cidadãos, operadores turísticos, associações e o poder local estabelecem uma parceria para a gestão sustentável dos recursos locais, dando centralidade à produção e consumo alimentar de base agroecológica.

O movimento das bio-regiões nasceu em Itália, em 2004, e nos últimos anos passou fronteiras, rondado atualmente as 40 comunidades em todo o mundo. Em Portugal existem quatro bio-regiões: Idanha a Nova, Alto Tâmega, São Pedro do Sul e margem esquerda do rio Guadiana.

Assinaturas MDB