FUTEBOL DISTRITAL

Bragança goleia Argozelo e segue para as 'meias' (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2024-02-05 15:44

O Grupo Desportivo de Bragança apurou-se para as meias-finais da Taça Distrital de Futebol da AF Bragança ao derrotar o Minas de Argozelo, por um expressivo 7-1, no jogo referente à segunda mão dos quartos de final da prova rainha do futebol brigantino.

Num domingo ensolarado, o Bragança, líder destacado do Campeonato Distrital, recebeu o Argozelo, que subiu ao relvado do Municipal com a missão de recuperar a desvantagem trazida da primeira mão no Campo da Cova (0-1).

A tarefa para a equipa argozelense não era 'pera-doce' e tornou-se ainda mais complicada quando, com menos de um minuto de jogo decorrido, foi assinalada uma grande penalidade a favor da equipa da casa, devido a um lance entre Valentim e o avançado Tony, o que gerou protestos por parte do banco dos visitantes.

Nuninho assumiu a marcação do castigo máximo e abriu o marcador (1-0).

Motivado pelo golo, o Bragança continuou a pressionar, e aos 27 minutos, Fabien Capelo aumentou a vantagem (2-0) concluindo uma boa jogada coletiva com um golo vistoso.

O Argozelo mostrava-se vulnerável na defesa e pouco incisivo no meio-campo, enquanto o Bragança explorava a velocidade dos 'alas' para criar oportunidades. Aos 36 minutos, Nuninho voltou a marcar, escapando à marcação para finalizar com categoria, após um bom trabalho de Hélton na linha de fundo. Antes do intervalo, Estanga, aos 39 minutos, e Tony, aos 44 minutos, aumentaram a diferença para 5-0.

No segundo tempo, o Argozelo regressou com uma postura mais determinada, procurando ter mais posse de bola, mas foi o Bragança quem marcou novamente, aos 72 minutos, com Sanhá a desviar um cruzamento de Estanga.

O golo de honra do Argozelo surgiu aos 78 minutos, na conversão de uma grande penalidade, por Litcha, após falta de Hidélvis sobre Ismael.

Ao cair do pano, aos 81 minutos, o jovem Leo aproveitou um ressalto, após um remate de Hélder ao poste da baliza de Veloso, para fechar as contas em 7-1.

No rescaldo do encontro, o treinador do Bragança, Nuno Gonçalves, sublinhou a importância da passagem às meias-finais da prova. "Foi um jogo bem conseguido, onde conseguimos converter em golos as oportunidades criadas logo nos primeiros minutos, o que facilitou tudo. Com essa tranquilidade, controlámos o jogo e, em momentos de transição e não só, conseguimos ampliar a vantagem. Acima de tudo, alcançámos uma passagem para as meias-finais de forma sólida, enfrentando uma equipa que nos criou alguns problemas noutras ocasiões, mas neste jogo conseguimos uma grande exibição. Não corremos riscos e estamos mais perto de lutar pelos títulos”.

Quando questionado sobre o momento que resultou no primeiro golo dos ‘canarinhos’, Nuno Gonçalves aponta o dedo ao trabalho realizado. “O primeiro golo foi fruto de uma jogada muito bem trabalhada, tal como os outros, onde destaco o golo do Capelo, um momento sublime, muito merecido para um jogador que é um exemplo de dedicação ao clube”.

A meia-final com o Macedo de Cavaleiros é assunto para mais tarde, conforme afirmou Nuno Gonçalves. “Seguem-se dois jogos a eliminar, com características diferentes do campeonato, mas neste momento o nosso foco está no jogo com o Rebordelo”.

Já o treinador do Argozelo, Carlos ‘Pedrinha’ Carneiro, lamentou as decisões da arbitragem e queixou-se de desrespeito. “Quem sofre um golo aos 30 segundos sabe que torna tudo mais complicado, ainda mais quando ocorre numa simples disputa de bola resultando numa grande penalidade. O resultado aparece como consequência, mas é importante respeitar os outros clubes, afinal, isto não é apenas sobre o Bragança. Devo tudo ao Bragança, mas exijo respeito pelo meu passado neste clube e não tolero certos comportamentos de alguns jogadores”.

"O que mudou da segunda parte para a primeira foi a atitude. Assumo as culpas pelo desempenho da equipa, mas é necessário mais vontade. Agora que terminou a nossa participação na Taça Distrital, queremos continuar a lutar pelo segundo lugar no campeonato distrital," concluiu o técnico.

Nas restantes partidas da segunda mão dos quartos de final da Taça Distrital de Futebol da AF Bragança, o Macedo de Cavaleiros garantiu a sua passagem para as meias-finais ao vencer o Vila Flor por 0-1, com um golo marcado por Gancho, consolidando assim a vantagem obtida na primeira mão com uma vitória folgada por 4-0. Por outro lado, o Rebordelo repetiu o triunfo tangencial da primeira mão sobre o Moncorvo (1-0), com o contributo de Arims, e irá enfrentar nas meias-finais o ‘vizinho’ Vinhais, que ultrapassou o Carção por 2-0, com golos marcados por Fernando e Diogo Souza.

As meias-finais serão disputadas em duas mãos, nos dias 3 de março e 7 de abril de 2024, com os seguintes embates: Bragança-Macedo de Cavaleiros e Vinhais-Rebordelo.

A final está marcada para 5 de maio de 2024.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB