Torre de Moncorvo

Concluído o restauro das pinturas murais, Igreja Matriz de Moncorvo elevada a Basílica no dia 18

Publicado por . em Qui, 2022-07-07 12:18

A Direção Regional de Cultura do Norte anunciou hoje a conclusão das obras de restauro das pinturas murais da capela-mor da Igreja Matriz de Torre de Moncorvo, que está, assim, pronta a receber o título de basílica, no próximo dia 18.

Iniciada em novembro do ano passado, com a execução dos trabalhos preparatórios de análise e diagnóstico, a intervenção faz parte da operação “Igreja Matriz de Torre de Moncorvo”, com orçamento global de 204.900,00 Euros e cofinanciada pelo Programa Operacional Norte 2020.

A Operação contempla ainda a reabilitação do alpendre sul e das portas da igreja, assim como o mapeamento das deteriorações da pedra existentes nos portais de granito.
Nesta intervenção - realizada pela empresa Intonaco, Conservação e Restauro, Unipessoal, Ld.ª pelo valor de total de €60.186,80 (IVA incluído) - valorizou-se a vertente conservativa, melhorando-se, sempre que possível e necessário, a leitura do conjunto.
A Igreja Matriz de Torre de Moncorvo - cuja celebração solene da promulgação do título de Basílica Menor atribuído pelo Papa Francisco está marcada para o dia 18 julho - classificada como Monumento Nacional, é propriedade do Estado e encontra-se afeta, para efeitos de gestão e abertura ao público, à Direção Regional de Cultura do Norte.

Recorde-se que o Papa Francisco, através de um decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, assinado a 12 de janeiro de 2022, concedeu o título de Basílica menor à Igreja Matriz de Torre de Moncorvo, na Unidade Pastoral de S. José, Arciprestado de Moncorvo.

“Esta atribuição reconhece a importância deste templo na ação pastoral, litúrgica e espiritual e o seu valor patrimonial e arquitetónico”, sublinha a Direção Regional de Cultura do Norte, em comunicado.

A celebração solene da promulgação do título está agendada para o próximo dia 18 julho, em memória do Arcebispo São Bartolomeu dos Mártires.
Em 2014, a igreja-santuário de Santo Cristo de Outeiro também foi elevada a Basílica Menor, sendo a única em Portugal situada em meio rural.

Assinaturas MDB