Nordeste Transmontano

Covid-19: Dia negro no distrito com mais de 200 casos novos

Publicado por António G. Rodrigues/FP/FP em Qui, 2021-01-28 23:16

O dia de quinta-feira trouxe 210 casos novos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim diário das autoridades locais de saúde, a que o Mensageiro teve acesso.

Nas últimas 24 horas houve, ainda, 175 recuperados, o que representa um aumento de 35 casos ativos no Nordeste Transmontano, que tem as camas nos hospitais cada vez mais ocupadas. Atualmente, há 1634 casos ainda ativos da doença, sendo que 112 estão em internamento nos 3 hospitais do distrito (7%), sendo que 99 estão em enfermaria (total de camas é de 135) e 13 na Unidade de Cuidados Intensivos no hospital de Bragança (total de camas é de 17). Cerca de 93% dos infetados estão a recuperar em casa.

Uma vez que a metodologia de elaboração do relatório mudou no final do ano, deixando de ser divulgados os casos novos por concelho, só é possível fazer uma comparação com os casos ativos no dia anterior.

Assim, constata-se que Bragança mantém os mesmos 452 casos que tinha na véspera apesar de hoje terem sido identificados alguns casos entre trabalhadores da construção civil residentes no bairro da Mãe d’Água, enquanto Mirandela tem, agora, mais 18, com a inclusão do lar de Vale Salgueiro nas contas de hoje. Recorde-se que, tal como o Mensageiro já tinha noticiado, há 32 casos naquela estrutura.

Mogadouro tem mais 14 e Vinhais mais três.

Miranda tem mais um caso do que na quarta-feira, tal como Macedo, que também subiu um caso ativo. Recorde-se que o presidente Benjamim Rodrigues é um dos infetados.

Em Vila Flor há mais nove casos ativos, mais dois em Moncorvo e mais três em Carrazeda, tal como em Freixo, que também tem mais três.

Vimioso mantém os mesmos 12, enquanto Alfândega da Fé baixou 15. Neste concelho está ativo um surto nos Cerejais, que já fez pelo menos três vítimas mortais.

Quanto aos números totais, hoje foi ultrapassada a barreira dos nove mil casos positivos no distrito de Bragança registados desde o início da pandemia, havendo 7279 pacientes dados como recuperados.

O número de óbitos mantém-se nos 129 oficialmente contabilizados, apesar de hoje terem sido conhecidos mais alguns casos de óbitos de pacientes infetados com covid-19.

Desta forma, segundo as autoridades de saúde do distrito, há, agora, 1634 casos ativos na região. Estes números ainda não refletem o surto entretanto identificado no lar de Pinela (Bragança), cujo lar tem cerca de 12 utentes, e onde tinha sido feita a vacinação há poucos dias.

De acordo com fonte da instituição, "não se pode falar em surto porque não foram, ainda, feitos testes PCR. Apenas testes rápidos, que têm sido feitos de forma regular desde há quatro meses".

O mesmo sucedeu noutros lares como na Moimenta (Vinhais), Vale Salgueiro (Mirandela), Cerejais (Alfândega da Fé), em que todos os utentes testaram positivo poucos dias depois de terem sido vacinados.

Números totais por concelho:
BRAGANÇA 452 (=)
MIRANDELA 326 (+18)
MOGADOURO 151 (+14)
VINHAIS 145 (+3)
ALFÂNDEGA 129 (-15)
MIRANDA 114 (+1)
MACEDO 106 (+1)
VILA FLOR 107 (+9)
FREIXO 41(+3)
MONCORVO 29 (-2)
CARRAZEDA 22 (+3)
VIMIOSO 12 (=)

Por freguesia, as sedes de concelho são as que reúnem os principais focos. Por exemplo, em Vinhais, a sede de concelho tem 43 casos e Agrochão 37. Os restantes são espalhados por várias freguesias.
No concelho de Bragança, é a UF de Sé, Santa Maria e Meixedo, com 312 casos, a encabeçar a lista, com Salsas a registar nove casos, a UF de Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova 28, Nogueira 17 e Rebordãos 12. Oito em Grijó de Parada e cinco em Gimonde. Os restantes são espalhados por várias freguesias.

No concelho de Mirandela, a cidade tem 254 casos, Carvalhais 17 e Vale de Salgueiro dez. Os restantes são espalhados por várias freguesias.
Em Macedo, há 60 casos na cidade, nove em Vale da Porca. Os restantes são divididos por várias freguesias.
Em Miranda do Douro, há 58 casos ativos na cidade e 29 em Palaçoulo. Os restantes são espalhados por várias freguesias.

Em Mogadouro, o grosso dos casos são na vila, que regista 107 casos, com Penas Roias a ser a segunda mais atingida, com oito. Os restantes são espalhados por várias freguesias.

Em Carrazeda, 12 são na vila, três em Fonte Longa e outros três em Seixo de Ansiães. Os restantes são espalhados por várias freguesias, que tem menos de três casos cada e nem aparecem no relatório.

Em Moncorvo, há nove na vila e outros tantos em Castedo e quatro na UF de Felgar e Souto da Velha. Os restantes sete casos são espalhados por várias freguesias, que têm menos de três casos.

Em Freixo, a vila tem 27 dos 41 casos do concelho, com Poiares a registar nove e Ligares quatro. O restante caso não surge no boletim mas só sobra a UF de Lagoaça e Fornos, pelo que é nessa que se regista um caso.

(Notícia atualizada às 11h25)

Assinaturas MDB