Bragança

Covid-19: Equipa de intervenção rápida começa a operar domingo na Santa Casa de Bragança

Publicado por António G. Rodrigues em Sáb, 2020-10-03 14:48

Uma equipa de intervenção rápida, com um médico, um enfermeiro e seis auxiliares começa a operar este domingo na Santa Casa da Misericórdia de Bragança, onde está ativo o maior surto de covid-19 do distrito de Bragança.

A informação foi prestada aos jornalistas por Hernâni Dias, presidente da Câmara Municipal de Bragança e autoridade máxima da proteção civil do concelho, no final de uma reunião que juntou a proteção civil municipal, responsáveis da Santa Casa e autoridades locais de saúde.

De acordo com a atualização de números feita ao final da manhã, há 108 infetados na instituição, sendo 96 utentes e 12 funcionários.

“Ainda estamos à espera do resultado dos testes aos restantes funcionários, feitos esta sexta-feira”, explicou Hernâni Dias.

Da contagem foi retirado um utente, que estava duplicado nas listas, pelo que o número foi atualizado de 97 para 96 utentes infetados.

Segundo o autarca brigantino, foi, ainda, decidido transferir os utentes que testaram negativo “para uma unidade hoteleira da cidade”.

Nos próximos dias, serão testados todos os 374 funcionários da instituição das várias valências, incluindo o Centro de Educação Especial, devido à partilha de pessoal de jardinagem.

Até agora foram testados 170 utentes e cerca de metade dos funcionários da instituição.

Na próxima semana deverão ser testados também os utentes de outras valências, como a Unidade de Cuidados Continuados (com cerca de 70 utentes) ou o Serviço de Apoio Domiciliário.

Até agora, no lar de Santa Teresa d’Ávila (acamados), dos 44 utentes, 42 deram negativo (dois positivos).

No lar Imaculada Conceição, que tem 68 utentes, 50 deram positivo.

A estes somam-se os 44 utentes do lar de Santa Isabel positivos entre os 58 utentes.

Há, ainda, 12 funcionários positivos.

Assinaturas MDB