Bragança

Cruz Vermelha duplamente premida

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2021-12-09 10:28

A delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa foi esta semana duplamente premiada por aspetos distintos da sua atuação, a resposta à pandemia e o trabalho com jovens voluntários.

“A Cruz Vermelha Portuguesa acaba de ser galardoada,  dia 4 de dezembro, em Moscovo, como um dos três melhores exemplos internacionais de resposta a pandemia por Sars Cov 2, na categoria “Medicina””, anunciou a Delegação de Bragança, em comunicado.

 O certame, de âmbito mundial, realizou-se em Moscovo (Rússia) entre os dias 1 e 5 de dezembro, intitulado “We Are Together”. Foi organizado pelas Nações Unidas e Cruz Vermelha da Federação Russa, entre outros.

A candidatura, realizada pelo Presidente da Delegação de Bragança o médico Duarte Soares em nome da Cruz Vermelha Portuguesa e em coordenação com o Departamento Internacional da CVP, “retratou o trabalho exemplar da Coordenação Nacional de Emergência na resposta a pandemia, em todo o território nacional”, lê-se ainda.

 Entre os aspetos merecedores de destaque pelo júri internacional, encontra-se a “forte mobilização de colaboradores e voluntários”, assim como as “ações de angariação de fundos para a aquisição de equipamento médico, logístico e de proteção individual”. Paralelamente, foi valorizada a criação “de 40 postos fixos e 14 equipas móveis no país”, assim como a construção do “site para marcação de testes ou a linha telefónica de resposta imediata”. A componente formativa dirigida à testagem, com mais de 900 colaboradores e voluntários incluídos foi igualmente aplaudida.

Entretanto, a Delegação de Bragança recebeu, também, uma distinção de âmbito nacional, na cidade da Amadora, no Dia Internacional do Voluntariado. A distinção, atribuída pela Confederação Portuguesa do Voluntariado, deu-se na categoria “Jovem” da 13ª Edição do Troféu Português do Voluntariado, “premiando a Juventude Cruz Vermelha de Bragança pelo seu trabalho socialmente pertinente, inovador e oportuno numa região onde os desafios demográficos são particularmente relevantes”, lê-se no comunicado.

 As intervenções cívicas, humanitárias e sociais da Juventude Cruz Vermelha de Bragança reconhecidas nesta candidatura centraram-se nas áreas do cuidador informal, saúde mental, pandemia Sars Cov 2, mitigação das alterações climáticas, identidade de género, migrações, entre outras.  A Juventude Cruz Vermelha é, em Bragança o motor da Delegação local e garante do futuro da atividade humanitária no concelho e no distrito de Bragança.

O corpo de voluntários da Juventude Cruz Vermelha em Bragança, conta com cerca de 140 elementos e uma idade média em torno aos 21 anos de idade.

Assinaturas MDB