Mirandela

Empresários de Mirandela queixam-se de atrasos nos pedidos de pagamento

Publicado por Fernando Pires em Ter, 2022-05-24 10:51

Os empresários de Mirandela queixaram-se ao Secretário de Estado da Economia da morosidade nos prazos de decisão sobre candidaturas apresentadas ao Portugal 2020, revelando que têm causado enormes constrangimentos no dia-a-dia das empresas do concelho.
Testemunhos de vários empresários, deixados, esta sexta-feira, numa conferência sobre a inovação e competitividade no interior, uma iniciativa do Governo.
“Partilhamos de algumas opiniões aqui manifestadas de que o poder de decisão ou a decisão em si já vem tardia e às vezes as oportunidades deixam de se concretizar, mas também a nossa localização, por si só, já e uma dificuldade, com o custo acrescido e mesmo com a mão-de-obra, laboral ou qualificada, é difícil conseguir fixar as pessoas, apesar de termos aqui vários fatores diferenciadores, como a qualidade de vida, mas temos outros fatores que acabam por pesar na decisão de os colaboradores se fixarem no concelho”, refere Rui Cepeda, da “Eurofumeiro”, uma das empresas certificadas para produzir a alheira de Mirandela IGP, que foi um dos participantes na conferência.
O secretário de Estado da Economia diz ter tomado boa nota e acredita que será possível tornar o processo mais célere no próximo programa comunitário que está a ser negociado em Bruxelas. “Temos áreas dos sistemas de incentivos, nomeadamente o Compete, em que o nível de resposta é muito adequado àquilo que são as necessidades, mas temos outras com mais dificuldades, pelo que temos de trabalhar para no próximo quadro financeiro plurianual no Portugal 2030 termos um nível de resposta mais célere, porque os sistemas são exatamente para responder de forma eficaz aos destinatários, ajudar a promover o investimento e estamos muito empenhados em melhorar a nossa capacidade de resposta”, assume João Neves.
O governante revelou ainda que na próxima semana deve estar pronto o processo de registo prévio das empresas que pretendam submeter candidaturas ao próximo quadro comunitário, sem terem de ficar à espera dos avisos de abertura de concurso. “Permite que as empresas que queiram realizar o investimento, o possam fazer de imediato sem perder a possibilidade de ter submissão de candidaturas no próximo quadro e obter os incentivos correspondentes, porque esperar para que o quadro esteja completamente negociado seria ajudar a que o investimento não se desenvolvesse da forma mais adequada, pelo que queremos antecipar o investimento porque é o facto essencial para a recuperação económica do país”, conclui.
Já a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional adiantou nesta conferência que até ao final deste ano deve abrir o concurso internacional para o processo que vai levar à cobertura digital de todo o território. “As infraestruturas digitais são absolutamente determinantes para o nosso objetivo de fixar e atrair pessoas e empresas, pelo que o nosso compromisso é, até ao final do ano, lançar o concurso internacional que dê um espaço temporal de dois anos para se fazer esse investimento para redes de alta capacidade”, adianta Isabel Ferreira que acredita que “até ao final de 2025, o processo esteja todo concluído e dessa forma Portugal possa ser um dos países da União Europeia com a maior cobertura digital”.
Depois de Bragança (ontem), esta sexta-feira, foi a vez de Mirandela receber a visita dos dois membros do Governo, numa iniciativa inserida no Roteiro para a Competitividade e Inovação, que tem como objetivo aproximar governantes das empresas, unidades industriais e centros de conhecimento.

Assinaturas MDB